RETIRO ESPIRITUAL

A Bíblia no meu dia a dia!

Entramos no mês de setembro. Durante ele, a nossa Igreja, por meio da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil, nos desperta para acolhermos a Palavra de Deus em nossa vida de uma forma especial. Não se pode ignorar Cristo que está presente nas Escrituras. Dizia-nos São Jerônimo que: ignorar as Escrituras é ignorar o próprio Cristo (Prólogo do Comentário do profeta Isaías).

:: Jesus quer purificar o nosso coração

Claro que não somos a religião do livro enquanto objeto sagrado, apesar de nutrirmos por ele uma devoção e um respeito enormes. Nós somos a religião da pessoa de Jesus Cristo. E o mistério de Cristo nós o conhecemos de modo privilegiado, por meio da Palavra de Deus, interpretada autenticamente pelo Magistério da Igreja.

Eu quis escolher para o tema do nosso retiro mensal o título de um dos livros do Padre Jonas Abib, A Bíblia no meu dia a dia. Nosso fundador ajudou muitos cristãos a redescobrir o verdadeiro lugar da Palavra na vida deles. É na vida concreta de todos os dias que Deus se revela. Foi assim desde o início de tudo. Deus quis comunicar-se com seu povo, cuidar dele, orientá-lo, corrigi-lo quando foi preciso, encorajá-lo nos momentos de desânimo. Tudo isso por meio da sua revelação.

“Viva intensamente este mês mergulhando todos os dias na Palavra de Deus” | Créditos: djuliev @cathopic

Se dizemos que toda Bíblia é comunicação de um Deus amor, é fundamental que nós experimentemos isso diariamente. Assim como gostamos de falar com quem amamos usando das ferramentas de comunicação modernas todos os dias, ainda mais com Deus quem nos criou e nos ama como ninguém. O contato precisa ser diário e das mais variadas formas. Desde a meditação direta da Palavra de Deus através da Bíblia até a escuta de uma pregação num grupo de oração ou da partilha da Palavra em nossas comunidades. “Fala, Senhor, pois teu servo escuta”.

Leia mais:
:: A amizade também passa pela correção
:: O que são as virtudes cardeais?
:: Cresça na caminhada espiritual

Normalmente, pensamos que o primeiro mandamento da lei de Deus seja aquele de amá-Lo acima de todas as coisas, mas o texto bíblico aponta a ordem de Ouvi Israel (Dt 6,4), como primeira disposição. É na escuta atenta da voz de Deus, diariamente, que traçamos nosso caminho espiritual. Sem a luz da Palavra não podemos caminhar seguros na direção de Deus.

Não tenha medo de se aproximar da Palavra de Deus diariamente. Aquilo que você não for capaz de entender, o próprio Cristo te ajudará, abrindo a sua mente para compreender os seus mistérios. Se você sente uma grande dificuldade, busque um método bem simples que possa ajudar. O próprio livro do Padre Jonas do qual falei acima pode ser de grande auxílio.

A experiência com a Palavra é confronto, isto é, certamente ela vai revelar coisas que você precise mudar, que estejam desajustadas em sua vida. A Palavra tem esse poder de espada, de penetrar no fundo do nosso ser para nos revelar Cristo. Não desanime quando isso acontecer. Será um bom sinal de que Deus está falando contigo de forma clara. A Palavra também conforta e cura as feridas. Recorra aos salmos que te ajudarão a aplicar um bom remédio e a fortalecer o seu ânimo no caminho do Senhor.

Viva intensamente este mês, mergulhando todos os dias na Palavra de Deus e se encontrando com o Cristo presente nela.

Deus abençoe o seu retiro!

Atitudes concretas:

  1. Tire um tempo do seu dia para meditar a Palavra de Deus de alguma forma.
  2. Valorize um momento de oração em família, lendo um trecho da Bíblia, especialmente um Salmo.
  3. Faça um pequeno altar para a Bíblia em sua casa, na simplicidade do seu lar, da forma como for possível.

Deixe seu comentários

Comentário