DISCERNIMENTO

Aprender a ouvir a voz de Deus

A alegria de ouvir a voz do Senhor

No Evangelho de São João, capítulo 1, versículos de 38-51, podemos ver o chamado dos primeiros discípulos de Jesus. De forma específica, Felipe de Betsaida ouve a voz de Jesus a lhe dizer: “Segue-me!” (v. 43), e isto foi tão marcante para Felipe, que ele contou para Natanael: “Encontramos Jesus, o filho de José de Nazaré, Aquele sobre quem escreveu Moisés na lei, bem como os profetas.” (v. 45). Nestes relatos da Sagrada Escritura, observamos que os primeiros amigos de Jesus foram homens que tinham ouvidos afinados para ouvir a voz de Deus. Felipe, assim como André, explodiu de alegria por saber que Aquele para o qual oraram a vida inteira estava ali os chamando. Ouvir a voz do Senhor comporta alegria, seguimento, anúncio e testemunho.

Mas como aprender a ouvir a Voz de Deus em nosso dia a dia?

O Papa Francisco, em uma das suas catequeses sobre o discernimento, dá indícios: “É isto que devemos aprender: ouvir o próprio coração para saber o que acontece, que decisão tomar, formular um juízo sobre uma situação, é preciso ouvir o próprio coração. Ouvimos a televisão, a rádio, o telemóvel, somos mestres da escuta, mas eu lhe pergunto: sabes ouvir o teu coração? Paras para dizer: ‘Mas como está o meu coração? Está satisfeito, está triste, está à procura de algo?’. Para tomar boas decisões, é preciso ouvir o próprio coração.”¹ Eis, portanto, um segredo: ouvir o coração. É nele que está a sede das nossas decisões e é por meio dele que também Deus age e fala ao coração. No entanto, para não sermos enganados pelo próprio coração, pois somos falhos, e há também as sugestões malignas, é necessário intimidade com Deus. Sobre esta realidade, São Josemaria Escrivá escreveu em seu livro ‘Forja’ o seguinte conselho: “Se verdadeiramente desejas que o teu coração reaja de modo seguro, eu te aconselho a manter-te numa chaga do Senhor: assim terás intimidade com Ele, grudar-te-ás n’Ele, sentirás palpitar o seu Coração… e O seguirás em tudo o que te peça.” (n° 755).²

Leia também:
:: Deus ama para sempre
:: Caminhar sem o Senhor é caminhar para a ruína
:: Ir e promover o encontro com o Pai

A pessoa que cultiva um relacionamento profundo com Deus é capaz de ouvir o seu próprio coração, pois sabe em quem confia.

O Silêncio

O Silêncio é um outro elemento que nos ajuda a melhor ouvir a voz de Deus. Padre Jonas, em uma de suas composições, escreveu: “Ouço Teu silêncio, meu Senhor, para distinguir a sua voz…” É bem isso! Cada vez mais, necessitamos silenciar, pois vivemos em uma ditadura: a do barulho! Infelizmente, acabamos abafando a voz de Deus em nossa vida e tudo sai dos trilhos. Retirar-se de vez em quando faz muito bem. Até o próprio Jesus tinha o seu momento a sós para falar com Deus, mas também para ouvi-Lo.

Orando

Senhor Jesus, nós Te louvamos porque és bom. O Teu amor já me escolheu. Sou alvo de Tua misericórdia. Ajuda-me a ouvir a Tua voz como os primeiros discípulos ouviram. Quero Te seguir. Quero ser verdadeiramente Teu seguidor. Agradeço-Te, Senhor, porque falas ao meu coração. Eu posso Te ouvir. A Ti todo louvor e toda glória. Amém.

Referências:

¹ Francisco, Papa. Audiência Geral. Vaticano, 2022.

Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/audiences/2022/documents/20220907-udienza-generale.html. Acesso em 14 de ago. 2023.

² Forja / Josemaria Escrivá; tad. Emérico da Gama. – 4 ed. – São Paulo: Quadrante, 2016.

Deixe seu comentários

Comentário