TRANSFORMAÇÃO

Um coração novo

Deus transforma os corações que se abrem ao Seu amor. É Ele quem dá o coração novo e arranca o coração de pedra

Deus é eterno e todo poderoso. “Cremos que tal onipotência é universal, pois Deus, que criou tudo, governa tudo e pode tudo” (CIC 268). Ele faz novas todas as coisas (Cf. Ap 21,5) e nos chama a viver na sua amizade, na recusa do pecado e na perseverança diante das dificuldades.

Coração amigo de Jesus

O Senhor sempre nos quer bem, porque é nosso Amigo. A verdadeira amizade é querer o bem do outro como para si mesmo. Jesus disse: “Já não vos chamo servos, mas amigos” (Jo 15,15). Sendo assim, porque Ele é nosso Amigo, sejamos também amigos de Jesus.

Santa Teresa D’Ávila dizia que “a amizade é a mais verdadeira realização da pessoa”, e Santa Catarina de Sena afirmava que “a amizade, cuja fonte é Deus, não se esgota nunca”. Desta forma, ser amigo de Jesus é amá-Lo, é caminhar com Ele, é experimentar a realização que vem d’Ele, que é Fonte inesgotável.

Coração que recusa o pecado

O pecado torna o coração de carne um coração de pedra, porque tenta nos convencer de que não somos filhos de Deus nem amados por Ele, o que é uma mentira. Já a renúncia do pecado nos faz participar da promessa da superabundância da graça (Cf. Rm 5,20), que é voltar-se para Deus e permanecer na Sua Palavra como filhos e filhas.