Afeiçoar e configurar a nossa vida a Cristo; eis nossa missão!

Nesta sexta-feira, 18 de março de 2017, o Dom João Inácio, bispo diocesano de Lorena, celebrou a Santa Missa de abertura do acampamento na Trilha da Cura, da Comunidade Bethânia, às 20h, no Santuário do Pai das Misericórdias.

Dom João ressaltou que nossa vida dever ser configurada a Jesus Cristo para que realmente tenhamos uma verdadeira vida: “Eu sempre tenho respirado um bom clima todas as vezes que visito a Comunidade Bethânia, eu percebo um bom clima e, manter um bom clima em casa, nos nossos lugares de consagração e onde nós realizamos a nossa missão é algo também exigente, porque implica que ali ofereçamos a nossa vida todos os dias.
Isto ficou tão claro nestes textos que ouvimos hoje da Sagrada Escritura, de modo muito particular no texto de Mateus, mas já a primeira leitura, nos abria os caminhos para podermos compreender a bela lógica de carinho, de amor, de aproximação de Deus para conosco e a nossa dificuldade em compreender a lógica de Deus e nossa insistência de sempre virarmos as costas para as coisas de Deus. No entanto, Deus se ‘aproveita’ das nossas escolhas para descobrir um jeito de ir de novo atrás de nós, pois Ele não quer nos perder.
No Evangelho, digamos assim, Jesus está gastando seus os últimos argumentos com os fariseus, os escribas, os anciãos estes que comandavam os oficiais todos da religião judaica na época de Jesus, não os romanos, mas aqueles que comandavam o templo e toda organização religiosa. Jesus não queria perde-los, pois Jesus tinha certa simpatia por eles, principalmente pelos fariseus. Por isso, Jesus recorda toda a História da Salvação numa pequena parábola”.

O Evangelho é de São Mateus: Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. Finalmente, o proprietário, enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’. Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?’ Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: ‘Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo’. Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?’ Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos.Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta (Mt 21,33-43.45-46)“.

Assista a homilia na íntegra:

Confira a liturgia do dia.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!