São José: prudente, justo e temente a Deus

Nesta segunda-feira, 20 de março de 2017, o Padre Sóstenes Vieira celebrou a Santa Missa, às 7h, no Santuário do Pai das Misericórdias.

Na homilia, o sacerdote destacou que devemos exercer em nossa vida as virtudes de São José: “‘José, homem justo, não quis denunciar a Virgem Maria quando soube que ela estava grávida (cf. Mt 1,19) ’. O que você faz quando não entende alguma coisa? O que você faz quando vem algum pensamento à sua mente para condenar alguém ou alguma situação, o que você faz?
Que bom seria que nos momentos difíceis da nossa vida, quando não entendemos alguma coisa, ao invés de sairmos por ai falando ou condenando ou se revoltando, nós guardássemos o silêncio para ouvir a Deus. Para que também sejamos santos, precisamos ser como São José: prudentíssimos.
A prudência, segundo o Catecismo da Igreja Católica, é a virtude que nos ajuda a discernir o certo do errado, a acolher o bem que devemos fazer e o mal que devemos evitar. A prudência é a virtude que dispõe a razão para discernir em qualquer situação, em qualquer circunstância, o nosso verdadeiro bem a escolher. José viveu esta realidade!”

O Evangelho é de São Mateus: “Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: ‘José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados’. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado (Mt 1,16.18-21.24a)”.

Assista a homilia na íntegra:

Confira a liturgia do dia.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!

 

Deixe seu comentários

Comentário