Padre Márcio

Mantenhamos o fervor

Mantenhamos o fervor

Sexta-feira, 9ª Semana do Tempo Comum 

2Tm 3,10-17; Sl 118; Mc 12,35-37

São Paulo escreveu a Timóteo, e na carta revelou que este foi um bom discípulo; depois, novamente, o apóstolo falou das perseguições que sofreu, mas o Senhor o livrou. Paulo assim testemunhou para justificar que “aqueles que quiserem levar uma vida fervorosa em Cristo serão perseguidos”.

De fato, não somente Paulo passou por perseguições, mas todos os apóstolos e tantos santos. Por quê? Porque procuraram levar uma vida fervorosa em Cristo. Levar uma vida fervorosa em Cristo é levar uma vida santa, pura, reta, ou seja, não ceder às modas, não temer perder regalias, presentes, porque fez a opção por Jesus. 

Infelizmente, podemos cair na tentação de levar uma vida mais ou menos cristã, ser cristão apenas de boca ou de estatística, no entanto, as atitudes não acompanham as palavras. Se levarmos uma vida cristã  fervorosa, não ficaremos “em cima do muro”, abrindo concessões para o pecado ou para o inimigo. Claro, o resultado de uma vida radical no seguimento de Cristo terá como resultado a perseguição, talvez por isso muitos de nós não queiramos ser tão fervorosos assim, pois o fervor em Cristo nos exige compromisso, coerência de uma vida santa, assim o fervor, além de incomodar, irá afastar algumas pessoas que preferem o morno ou o frio da vida. 

 

Não tenhamos medo da perseguição, dos poucos amigos, não nos preocupemos em “ser legais com todo mundo”, pois quem quer ser legal com todo mundo não ficará bem com Deus. O Senhor não ensinou “seja legal com todo mundo”, Deus não quer e não é legal com todo mundo, mas Ele é Santo é quer que todos nós sejamos santos. 

Ser santo, ser de Deus, ser radical na vivência da Palavra de Deus. Assim Jesus, por excelência, viveu, e por isso foi perseguido. Nos Seus ensinamentos, o Senhor conseguia atrair sempre mais pessoas, por quê? Porque não buscava a própria vontade, mas a vontade do Pai. A vida e as palavras do Senhor atraíam multidões.

No Evangelho de hoje, Jesus deu outro ensinamento: Ele ensinava a respeito do Messias que era filho de Davi e a “multidão o escutava com prazer”. 

Por que muitos ainda seguem o Senhor? Porque seus ensinamentos são vida, e a vida de Jesus atraía e atrai. O santo que comemoramos hoje, São Bonifácio (673), evangelizou os povos germânicos, foi responsável por traduzir os livros litúrgicos para aquela comunidade. São Bonifácio morreu mártir ao anunciar ali o Evangelho.

Por fim, que o Pai sempre reacenda a chama do Seu amor em nosso coração. Sim, que nós não percamos o fervor como Paulo, como Bonifácio e tantos santos. Não tenhamos medo de perder bens, colegas, status por causa do Evangelho, pois o Senhor nos garante o céu se perseverarmos.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!

Padre Marcio Prado 
Vice-Reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

 

Deixe seu comentários

Comentário