Quaresma | tempo favorável de conversão!

Nesta quarta-feira, 01 de março de 2017, o Padre Roger Luis celebrou a Santa Missa do Clube da Evangelização, às 20h, no Santuário do Pai das Misericórdias.

O sacerdote elencou algumas realidades que serão mudadas neste tempo forte que a Igreja oferece para os cristãos católicos: “Meus irmãos, iniciamos um tempo novo na Igreja, tempo da Quaresma. Nesta quarta-feira de Cinzas, nós mudamos o tempo litúrgico e algumas realidades externas, por exemplo: o padre mudará os seus paramentos e terá a predominância do roxo como cor litúrgica, as músicas serão direcionadas a nos levar a uma interioridade, haverá uma maior sobriedade na celebração, o Glória será omitido até à Páscoa, não se canta mais o Aleluia até à Vigília Pascal. Tudo isso é para que nós entendamos que houve uma mudança externa que deve atingir nosso interior.
Além destas realidades que foram mudadas, também será um período onde podemos nos aprofundar na Paixão do Senhor rezando a Via Sacra, isto é, a fim de valorizarmos mais a oração e guardarmos mais o silêncio. O Senhor quer que nesta Quaresma busquemos uma piedade aprofundada e retomemos o santo Temor a Deus.
A Quaresma é momento de retiro que a Igreja nos dá anualmente para que sejamos melhores e possamos chegar às alegrias da Páscoa do Senhor. Sendo assim, coloquemo-nos em estado de verificação do nosso interior, da nossa caminhada cristã, da oração e do meu comprometimento com o irmão. Quaresma também é período de nos prepararmos para fazermos a nossa caminhada em direção ao Céu, pois esta pode ser a nossa última Quaresma, por isso, devemos levar a sério esta ocasião que a Igreja nos oferece”.

O Evangelho é de São Mateus: “Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa’ (Mt 6,1-6.16-18)”.

Assista a homilia na íntegra:

Confira a liturgia do dia.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!