Maria, Mãe de Deus | Ela ensina a tudo meditar no coração

Santa Maria, Mãe de Deus e nossa

A Igreja comemora hoje a solenidade da Mãe de Deus. No primeiro dia do ano civil, a Igreja presenteia a humanidade com esta grande festa, esta solenidade de Maria, Mãe de Deus.

Na primeira leitura, se verifica o desejo de Deus que a Sua bênção esteja sobre nós. Escutamos uma bênção litúrgica: a bênção de Aarão. No Tempo Comum, esta é uma das bênçãos do Missal: “O Senhor te abençoe e te guarde, Se volte para ti e te dê a Sua paz”. É uma bênção litúrgica com muitos séculos, hoje, oferecida a nós. Nós precisamos da bênção de Deus. É claro. Nas nossas atividades espirituais e humanas, na nossa casa, com a nossa família: que a bênção de Deus repouse sobre nós. Que nós queiramos acolher esta bênção nesse primeiro dia do ano civil. ‘Que o Senhor volva o Seu Rosto para nós e nos dê a paz‘.

Deus encontrou lugar naquele Coração

Nosso Senhor Jesus Cristo é a nossa Paz, nascido do ventre de Nossa Senhora, a Virgem Maria.
Na segunda leitura, da Carta de São Paulo aos Gálatas, escutamos: “Na plenitude dos tempos, Deus enviou o Seu Filho nascido de uma mulher”. Quem é essa mulher? Maria. Continuando a leitura, “no nascimento deste Filho, todos nós nos tornamos filhos”. A Mãe de Deus é a Mãe de Jesus Cristo, Deus e Salvador. Hoje, poderia ser o dia da mãe em virtude da grande Mãe de Deus. Na sua simplicidade e silêncio, Maria é a mulher que guardava e meditava os acontecimentos no Coração.
Se Jesus tivesse nascido em um palácio, dificilmente os pastores O puderiam ver. Nascido na simplicidade da gruta de Belém e visitado pelos pastores, Ele nos comunica que Se revela a pessoas simples e puras de coração. Deus não vê a aparência mas o coração.
Deus viu que naquele Coração Imaculado, já tinha o Seu lugar. Encontrou, também, lugar no ventre dessa jovem de Nazaré. Maria gerou Jesus no seu coração e no seu ventre e O apresentou ao mundo.

Como vivi o ano? Como quer viver agora?

Assim como Maria, precisamos meditar tudo no coração. Na solenidade de Maria, Mãe de Deus, as mães fazem a experiência das necessidades dos seus filhos: fome, incômodo, carinho, banho… Maria fez isso também com Jesus. Admirando o seu Menino, cuidava do Salvador com o auxílio de José.
Hoje, precisamos fazer essa experiência: Deus Se fez pequeno e encarnou. Ele habita em nós na Palavra e na Eucaristia. Isso nos faz refletir como tenho vivido… se Deus habita em mim. Como vivi o ano de 2016? Como quero viver 2017? Na graça, na bênção, com responsabilidade? Que eu possa cuidar mais de mim na certeza que sou morada de Deus, assim como nos irmãos, independentemente da conduta da pessoa. Esse é um filho de Deus que pode ser chamado à conversão através da sua palavra e testemunho.

Filha, Mãe e Esposa

Meus irmãos, que bom que nós temos uma Mãe, presença certa neste ano que se inicia. Aprendamos dela a guardar no coração, a meditar a Palavra de Deus, a acolher Jesus Palavra e Eucaristia, e a apresentá-Lo para o nosso mundo, tão necessitado de paz.
Hoje, rezamos pela paz. Maria é a Rainha da Paz. Ela nos trouxe a Paz porque nos trouxe Jesus. Ela aponta para o Salvador. Nossa Senhora é filha, mãe e esposa: filha de Deus Pai, mãe de Jesus e esposa do Espírito Santo.
Nesse ano de 2017, Ela nos ensina a meditar a Palavra e a guardar, meditar e a apresentar ao mundo como fez Maria.

Padre Marcio Prado
Vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias