Reparação ao Imaculado Coração de Maria, dia 3 de dezembro, no Santuário

A Reparação ao Imaculado Coração de Maria no Ano Mariano

Estamos vivendo no Brasil e em Portugal o Ano Mariano! Para aprofundarmos o nosso amor e veneração para com a Virgem Maria, especialmente ao longo deste ano, é importante compreendermos a importância da vivência da Reparação ao seu Imaculado Coração, conforme o seu pedido aos Pastorinhos em Fátima, Portugal.

Eis algumas das traduções que o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa nos apresenta sobre a palavra Reparar: renovar, melhorar, retocar, consertar, restaurar, restabelecer, compensar, avigorar, restabelecer-se.
Jesus Cristo com a sua encarnação e morte na Cruz, trouxe para a Humanidade ferida pelo pecado a Reparação. Portanto, a grande Reparação é a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

Segundo o Cônego Formigão, notável profeta mensagem de Fátima, “Reparar é amar… imolar-se amando”.
A temática da Reparação é uma temática teológica que pode ser vista em duas perspetivas: uma ascendente e outra descendente. No fundo trata-se de olhar a reparação como uma atividade ou uma recepção, como algo que é dado ou como uma ação que construo e com a qual construo, ou seja, reparo. Teologicamente a Reparação é em primeiro lugar e previamente do próprio Deus. Deus é o nosso reparador no seu Filho. Mas por outro lado, a Reparação, além de dádiva passivamente acolhida de modo gratuito e imerecido, é oferecida também como desafio, como possibilidade de encarnação. Nesse momento, a Reparação é sobretudo um processo, um estilo crente. Mas por ser uma temática teológica que é hoje considerada datada na teologia, ela continua atual e com a necessidade de ser retraduzida, pois o que está em causa é algo essencial à fé e à cristologia – o amor de Deus… No fundo, a consciência da necessidade da Reparação e da possibilidade que nos é oferecida de retribuir essa Reparação apenas abre ainda mais a consciência de que somos pecadores e indigentes da salvação.” (José Carlos Carvalho – A Reparação como via de consolação a Deus – Itinerário Temático do Centenário das Aparições de Fátima: 4.º ciclo. Fátima: Santuário de Fátima, 2013. )

Quadro do oratório construído no antigo quarto da Irmã Lúcia, nas Doroteias de Tuy, Espanha

Quadro do oratório do Convento das Doroteias de Pontevedra, Espanha

Nas aparições do Anjo em Fátima, ele já introduz os Pastorinhos na mística da Reparação. Precisamente na segunda e na terceira aparição, ele fala da Reparação: na segunda aparição do Anjo – “De tudo que puderdes, oferecei um sacrifício em ato de Reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores. Atraí, assim, sobre a vossa Pátria, a paz. Eu sou o Anjo da sua guarda, o Anjo de Portugal. Sobretudo, aceitai e suportai com submissão o sofrimento que o Senhor vos enviar.” (Das Memórias da Ir. Lúcia, pág. 170)
Portanto, na medida em que aceitamos os sofrimentos e contrariedades e nos unimos à Paixão de Nosso Jesus Cristo, podemos crescer na vivência da Reparação dos nossos pecados e também podemos oferecer em prol do gênero humano.
Na terceira aparição do Anjo – “… Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em Reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores. Depois, levantando-se, tomou de novo na mão o cálix e a Hóstia e deu-me a Hóstia a mim e o que continha o cálix deu-o a beber à Jacinta e ao Francisco, dizendo, ao mesmo tempo: – Tomai e bebei o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo horrivelmente ultrajado pelos homens ingratos. Reparai os seus crimes e consolai o vosso Deus.” (Das Memórias da Ir. Lúcia, pág. 170-171)

Na Primeira Aparição de Maio de 1917, Nossa Senhora dá continuidade ao apelo à Reparação, dizendo: – “... Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de Reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores?” (Das Memórias da Ir. Lúcia, pág. 173-174)
Ao narrar a Aparição de Junho a Ir. Lúcia disse: “… À frente da palma da mão direita de Nossa Senhora, estava um coração cercado de espinhos que parecia estarem-lhe cravados. Compreendemos que era o Imaculado Coração de Maria, ultrajado pelos pecados da humanidade, que queria Reparação.” (Das Memórias da Ir. Lúcia pg. 175-176)
No mês seguinte na Aparição de Julho, a Virgem Santíssima ensinou aos três protagonistas, uma oração de oferecimento, para rezarem quando fizessem sacrifícios. – “… Sacrificai-vos pelos pecadores e dizei muitas vezes, em especial sempre que fizerdes algum sacrifício: Ó Jesus, é por Vosso amor, pela conversão dos pecadores e em Reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria.” E depois de mostrar para eles o inferno disse: “Para a impedir, (a guerra) virei pedir a consagração da Rússia a Meu Imaculado Coração e a Comunhão Reparadora nos primeiros sábados.” (Das Memórias da Ir. Lúcia; pág. 176-177)
E Nossa Senhora veio pedir a Devoção Reparadora dos 5 primeiros Sábados, em 1925 para a Irmã Lúcia quando era postulante em Pontevedra. Vejamos o trecho narrado pela mesma protagonista:
Dia 10-12-1925, apareceu-lhe a SS. Virgem e, ao lado, suspenso em uma nuvem luminosa, um Menino. A SS. Virgem, pondo-lhe no ombro a mão e mostrando, ao mesmo tempo, um coração que tinha na outra mão, cercado de espinhos. Ao mesmo tempo, disse o Menino: – Tem pena do Coração de tua SS. Mãe que está coberto de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Lhe cravam sem haver quem faça um ato de reparação para os tirar.
Em seguida, disse a SS. Virgem: – Olha, minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam, com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar e diz que todos aqueles que durante 5 meses, ao 1.° sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço e Me fizerem 15 minutos de companhia, meditando nos 15 mistérios do Rosário, com o fim de Me desagravar, Eu prometo assistir-lhes, na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas.

É precisamente para que a Mensagem do céu, trazida pelo Anjo e pela Virgem Maria, continuem ecoando nos nossos corações que o Santuário do Pai das Misericórdias em cada primeiro sábado do mês, a partir das 10h, promove esta Devoção Reparadora. Portanto, neste próximo sábado dia 03 de Dezembro de 2016.
Iniciamos com a oração do Terço Mariano, em seguida fazemos uma catequese sobre a espiritualidade de Fátima e por último os 15 minutos de companhia à Nossa Senhora com a meditação da Palavra.

Os outros dois Atos Reparadores (Missa e Confissão) o Peregrino poderá se organizar para participar da Santa Missa no Santuário do Pai das Misericórdias para comungar em Reparação ao Coração Imaculado de Maria e também pode confessar-se nos nossos confessionários também com a intenção de Reparação.
Para saber sobre os horários das Missas e Confissões acesse: paidasmisericordias.com
Você pode testemunhar a sua experiência com a Virgem Maria, vivenciada na Devoção Reparadora dos 5 Primeiros Sábados no Santuário do Pai das Misericórdias através do email: acolhida@paidasmisericordias.com

Áurea Maria,
Comunidade Canção Nova
aurea

Deixe seu comentários

Comentário