05 de Dezembro

Dedicação do Santuário Pai das Misericórdias 2023

Comemoração em memória à Dedicação do Santuário do Pai das Misericórdias será marcada com Adoração Eucarística e bênção das capelinhas, estampas e quadros

No dia 05 de dezembro de 2023, o Santuário Pai das Misericórdias comemora nove anos de sua Dedicação ao Pai das Misericórdias, o único santuário no Brasil dedicado a este título. Neste ano, o Santuário irá celebrar este dia com uma manhã de Adoração Eucarística, que iniciará após a missa das 7h e seguirá até a Santa Missa do meio dia.  Todos os fiéis são convidados a participarem dessa manhã eucarística em louvor a Deus, pela graça concedida de termos este Santuário e lucrar da Indulgência Plenária, conforme as normas necessárias.   

A primeira missa da manhã, as 7h, será presidida pelo reitor do Santuário, padre João Gualberto e o vice-reitor padre Ricardo Rodolfo.

Bênção das Capelinhas, estampas e quadros do mosaico do Pai das Misericórdias

Ao final das Santas Missas (07h – 12h – 18h30) celebradas no dia 05 de dezembro de 2023, em honra à Dedicação do Santuário ao Pai das Misericórdias, serão abençoadas as capelinhas, estampas e quadros do mosaico do Pai das Misericórdias, que os fiéis trazem para a introdução em suas casas. Um sinal visível da Misericórdia do Pai que se estende também às residências dos fiéis.

Padre Bruno Costa, fala sobre o culto ao ícone do Pai das Misericórdias: 

“Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos! Aí está a grande graça desta expressão, quando clamamos ao Pai das Misericórdias que consola cada coração. Por isso, a importância de manter e cultivarmos essa devoção e ter em nossas casas a capela do Pai das Misericórdias. Para que, no meio das aflições, angústias, preocupações, momentos que a ventania bater contrário em nossa vida, termos a certeza — olhando para aquela capela, olhando para o mosaico do Pai das Misericórdias —, de estarmos nos braços do Pai. Temos, assim, a certeza que Ele é Aquele que nos consola, Ele que É, faz e realiza o tudo por cada um de nós.

A capela abençoada e os sacramentais são para nós bênção! Porque o sacramental é um sinal visível de uma graça invisível, nós exorcizarmos também e nos livramos dos males que nos rodeiam. Por isso, nós abençoamos as imagens, abençoamos os objetos litúrgicos e temos em nossa casa a vela abençoada, a água abençoada. De maneira especial, sobre as imagens, sobre as estampas, sobre a capela. Então, aquele sacramental se torna vivo dentro dos nossos lares, e é sinal visível de uma graça invisível. Eu acredito que o que nós mais devemos cultivar, com a devoção sobre a capela do Pai das Misericórdias, é para que a gente tenha essa certeza no momento das aflições. Teremos, então, onde repousar o nosso olhar de maneira especial, para Aquele Pai que acolhe. Os braços do Pai é para o seu filho um consolo, ali a nossa mente renova a esperança.”

Veja também
.: Na íntegra, homilia de Dom Benedito Beni
.: Saiba como surgiu a inspiração do Santuário

Principais graças dispensadas em um Santuário

Padre João Gualberto, reitor do Santuário, explicou a relevância e diferença entre a Festa do Pai das Misericórdias, celebrada na Solenidade da Santíssima Trindade, e a Dedicação do Santuário do Pai das Misericórdias, a qual fazemos memória todo dia 05 de dezembro. Padre João explica:

“Na Igreja todo espaço construído para finalidades de culto a Deus é dedicado a um santo ou ao próprio Deus, assim o nosso santuário também foi construído para ser um lugar de oração e de encontro com Deus.

O titular desse santuário é o Pai das Misericórdias, por isso, nós chamamos carinhosamente Santuário do Pai das Misericórdias. Esse santuário recebeu uma consagração no dia 5 de dezembro de 2014, quando o bispo veio a este lugar e ungiu o altar e as colunas, incensou esse santuário. Através da oração feita de consagração, a partir daquele momento, esse lugar Sagrado pertence a Deus, e os fiéis poderão vir aqui e se encontrar com Ele. Por isso, as promessas que Ele fez a respeito desse Santuário são verdadeiras, pelos testemunhos e pela própria experiência do povo que aqui vem. O dia do seu titular é celebrado no domingo da Santíssima Trindade, que é Pai,  Filho e Espírito Santo – nosso Deus é Uno e Trino é o Pai das Misericórdias, por isso, é celebrado neste dia da Solenidade da Santíssima Trindade.

O Santuário é o local onde os peregrinos vem para se encontrar com aquela experiência, manifestada naquele Santuário. Vem para ter um encontro com Deus, essa é uma das principais graças dispensadas em um Santuário. Além das outras mais: a conversão, a cura, a libertação, a restauração das vidas, dos corações. Então, o Santuário tem essa marca, esse distintivo de outras paróquias.”

um_ano_dedicacao_santuario

No centro da foto se encontra Dom João Inácio Muller, na época o bispo de Lorena (SP). De um lado o bispo emérito Dom Benedito Beni, e do outro lado padre Jonas Abib – fundador da Comunidade Canção Nova. Junto os três colocam no altar central do Santuário do Pai das Misericórdias, relíquias de santos que cultivaram a espiritualidade da Misericórdia, no dia da dedicação deste Santuário – 05 de Dezembro de 2014.


Como lucrar a indulgência plenária no Santuário do Pai das Misericórdias

Todos os fiéis que visitam o Santuário do Pai das Misericórdias, podem lucrar, uma vez ao ano, a graça da Indulgência Plenária. Essa é uma das graças particulares que um Santuário pode dispensar ao povo de Deus que vem rezar neste local especial. Chegando ao final desse ano de 2023, o Santuário recorda essa graça que pode ser alcançada em qualquer dia, de escolha livre do fiel, mas, para ajudar a não perder tamanha graça, incentiva os que desejam lucrar essa Indulgência Plenária, a virem no próximo 05 de dezembro, dia que recordamos à instituição desse Santuário na festa da sua dedicação. Por esse motivo, também será realizado a manhã de Adoração Eucarística, de forma que todos possam ter as condições necessárias para alcançar a indulgência plenária, sendo uma delas a adoração do Santíssimo diante do Sacrário, por meia hora. Seguem abaixo as outras opções de orações para alcançar a indulgência plenária na visita ao Santuário.


No ponto 25 do Estatuto do Santuário do Pai das Misericórdias, está escrito que:

“Os fiéis verdadeiramente arrependidos de seus pecados e observados as condições de costume (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice), poderão lucrar o dom da indulgência plenária no Santuário do Pai das Misericórdias:

a) com a visita e participação em alguma celebração litúrgica ou devocional, no dia do Titular, no dia 02 de agosto (indulgência da Porciúncula) e em um dia por ano livremente escolhido pelo próprio fiel;

b) com a participação da Via-Sacra, recitação do terço de Nossa Senhora, ao menos meia-hora de adoração Eucarística ou leitura piedosa das Sagradas Escrituras.”


Condições para a Indulgência plenária
 (uma vez ao dia):

1 – Confessar-se e rejeitar todo pecado (uma Confissão para várias Indulgencias);

2 – Participar da Missa e Comungar com o desejo de receber a Indulgência (uma Missa e Comunhão para cada indulgência).

3 – Rezar pelo Papa ao menos: um Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

4 – Escolher uma das atividades:
– Via-Sacra na igreja diante dos quadros, ou
– Reza do Terço em família diante de um oratório, ou
– Adoração do Santíssimo diante do Sacrário, por meia hora, ou
– Leitura meditada da Sagrada Escritura por meia hora.

Comunicação Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário