Batismo de Jesus

O Batismo de Jesus marca a liturgia desse domingo

No encerramento das festividades do Natal está o Batismo de Jesus. Todos nós, aos menos católicos e cristãos fomos batizados, e que significa o nosso batismo? Significa que aceitamos Jesus, que temos um compromisso com Ele, com uma vida de santidade e um compromisso com a Igreja. A maioria de nós recebemos o batismo quando crianças, então nossos pais e padrinhos nos assumiram na fé da Igreja.

No batismo nos tornamos filhos de Deus, nossos pecados são perdoados, passamos a pertencer a Igreja, mas por que será que Jesus foi batizado se ele é Deus? Se ele é o Filho de Deus, se ele é Deus qual o motivo do seu batismo?

Nas leituras desta festa encontramos a profecia de Isaías que apresenta a missão do Messias, ele é o servo eleito de Deus. Ele está cheio do espírito, julga com justiça, mas não precisa usar a força nem o autoritarismo para mostrar sua autoridade, mesmo nas adversidades não desiste, não se deixa abater. O servo foi chamado pelo Senhor, capacitado e formado para ser aliança e luz para as nações, para dar vista aos cegos, para libertar os cativos e iluminar os que estão em trevas. A missão do servo, os dons de que ele foi dotado não era para si era para os outros. A primeira lição que aprendemos com o batismo do Senhor é Ele foi agraciado para servir. Todos nós que fomos batizados, que morremos para o pecado através do batismo “Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” somos da mesma forma agraciados, somos filhos de Deus e assumimos uma missão, viver e transbordar o amor de Deus.

Um pouco antes da vinda de Jesus veio João Batista foi um grande homem de Deus, um profeta, foi o precursor do Messias, veio com a missão de preparar o caminho para Jesus e quem o viu chegou a confundir se era ele o prometido do Pai. Quando questionado foi bem claro e dizia ser apenas a voz, no Evangelho de hoje dizia ainda “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu… Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo” (Lc 3,16). Quando Jesus recebeu o batismo de João Batista o céu se abriu e o Espírito desceu em forma de pomba e veio uma voz “Tu és meu Filho amado em ti ponho o meu bem-querer” (22). Nessas imagens e palavras se confirmam a profecia de Isaías, Jesus é o ungido do Pai, dotado do Espírito Santo e o Filho amado.
Jesus é o amado do Pai, mas um amado que veio servir, que veio salvar a humanidade, ele não veio para ser aclamado, aplaudido, pois veio com uma missão: amar e salvar os homens através do perdão dos pecados. Jesus para realizar toda sua missão realmente não precisaria ser batizado se fossemos olhar pela lógica humana. Mas o olhar teológico espiritual nos ajuda a entender o motivo. No livro da criação (Gênesis 1) o mundo foi criado a partir da Palavra do Senhor, sua Palavra criou tudo, no entanto devido aos pecados o ser humano, infelizmente o homem estava perdendo a graça diante do seu Criador. A tal ponto que o Senhor mandou um dilúvio para purificar a terra.

Um dos sinais que o dilúvio havia acabado foi quando uma pomba trouxe um ramo de oliveira. Ora se a pomba encontrou um ramo era um sinal de que a água havia baixado e qual foi imagem que apareceu quando Jesus foi batizado? Exatamente a pomba, no Antigo Testamento a pomba anunciou o fim do dilúvio e um tempo novo. Agora em Jesus a pomba anuncia um novo tempo em Jesus Salvador. O ramo que a pomba trouxe foi de uma oliveira, é da oliveira que se extrai o óleo para a unção dos reis e guerreiros, tal ramo que remete a unção com óleo prefigura também a unção de Jesus é o ungido do Pai para revelá-Lo ao mundo. Segunda lição, Jesus Cristo inaugura um novo tempo de graça, uma nova criação, um tempo de perdão e reconciliação, é este o tempo que ainda vivemos hoje e ainda na expectativa da segunda e definitiva vinda do Senhor.

Assim para Jesus realizar toda sua missão foi ungido pelo Pai, mergulhou nas águas do Jordão não para ser santificado pelas águas mas exatamente para ele santificar todas as águas, dessa forma as águas se tornam puras para o nosso batismo, ensinava São Máximo no séc. V. A água então se torna o sinal para nossa adesão a Cristo, por isso no Batismo do Senhor acontece também o nosso batismo. Nesta festa do Batismo façamos memória do nosso batismo, fomos perdoados dos nossos pecados, fomos integrados na família de Deus, temos um Salvador. Terceira lição assumir ou reassumir nosso compromisso de cristão de filho de Deus.

Por fim “Senhor na festa do Batismo do Vosso Filho comemoramos o nosso batismo, Vos damos graças Pai porque enviaste Vosso Filho amado para nos amar e salvar. Queremos assumir que somos filhos amados para servir e não por status ou para nossa glória, queremos viver este novo tempo inaugurado pelo Teu Filho Jesus, para apressar Sua segunda vinda e assim nos comprometemos a viver uma vida que seja do Vosso agrado”. Amém.

Acesse aqui a liturgia deste dia

Padre Márcio Prado – vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário