Talvez, você simplesmente não esteja recebendo as mesmas consolações que sentiu. Os consolos são bons, mas não são os mais importantes na vida espiritual. Às vezes, Deus retira o consolo de nós porque Ele quer nos purificar.
Orar sem consolação requer mais comprometimento de nós. Esse é um caminho para purificar nossos motivos.
Não devemos orar apenas porque isso nos faz sentir bem, mas fazer isso porque queremos dar glória a Deus e ficar perto d’Ele. Tudo isso não é fácil de abraçar. Não gostamos da sensação de nos sentirmos sozinhos. No entanto, não estamos sozinhos, pois Deus está tão perto de nós agora como sempre.
O que pode ajudar é encontrar um confessor sólido e regular e/ou diretor espiritual que possa guiá-lo. Se um diretor não estiver disponível, você pode tentar pedir um conselho no confessionário. Uma dieta de boa leitura espiritual também ajudaria. Ir a um confessor regular pode ajudar caso ele detecte que você precisa de outra coisa.
Enquanto isso, é bom manter o curso com sua vida de oração. Neste momento de dificuldade, a sua vida de oração pode ser tão profunda como sempre. É bom lembrar de que a melhor medida de nossa vida de oração não está em consolações, e sim em nosso crescimento nas virtudes.
.:Leia mais
Cresça na caminhada espiritual
O amor de Deus é misericórdia
Humildade para alcançar a misericórdia de Deus
Consolar os tristes
O que são virtudes cardeais?
Kaique Duarte
Seminarista Comunidade Canção Nova