Quinto dia da Novena ao Pai das Misericórdias: Humildade, caminho para alcançarmos a misericórdia
Hoje é o quinto dia da Novena do Pai das Misericórdias, um tempo especial de graça, oração e preparação espiritual para a grande festa do nosso Pai Misericordioso. Neste quinto encontro, somos convidados a meditar sobre uma verdade que sustenta a nossa fé e fortalece o nosso coração: Humildade, caminho para alcançarmos a misericórdia.
Ao longo destes dias, queremos abrir o coração para acolher mais profundamente esse amor que nunca passa, que nos sustenta, nos corrige e conduz. Que esta novena seja para cada um de nós um verdadeiro caminho de meditação, reflexão e encontro íntimo com o Pai.
Assuma, desde já, o compromisso de permanecer firme até o último dia da novena. Faça ao Pai o seu pedido com confiança, apresente suas intenções e entregue também aquilo que traz em seu coração. Este pode ser um tempo propício para renovar sua vida espiritual por meio de um propósito concreto de oração: intensifique sua conversa com Deus, ofereça um sacrifício, uma renúncia ou um gesto de amor como sinal do seu desejo de entrar ainda mais profundamente em intimidade com Ele.
Reze conosco a Novena abaixo:
Quinto dia da Novena
Tema: Humildade, caminho para alcançarmos a misericórdia
(Relembrar os propósitos da novena)
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém!
“O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’” (Lc 15,21).
Reflexão
O filho mais novo fez sua confissão; anteriormente, o jovem fez um exame de consciência e reconheceu seu erro. Pode ser que ele tenha voltado por causa da fome ou realmente por saudades. Mas o fato é que fez uma reflexão, um exame de consciência e voltou. Como é importante parar, fazer silêncio, reconhecer os pecados e pedir perdão.
Oração
Pai das Misericórdias, Vós sois o Forte, o Santo, e nós reconhecemos nossas fraquezas e nossos pecados. Não há méritos em nossas ações. Tudo o que fazemos e somos é dom de Vossa graça; e mesmo assim, ofendemos o Vosso coração. E, ao sairmos da Vossa presença, fazemos coisas terríveis, que não condizem com tantas graças da Vossa providência em nossas vidas. Mas Vossos méritos, Vossa grandeza, Vossa misericórdia são maiores que nossas faltas. E, quando arrependidos, as apresentamos a Vós, Vosso perdão as elimina. Nós vamos até Vós e nos reconhecemos pecadores. Vós, Pai, vindes ao nosso encontro e nos reconheceis como filhos. Amém.
Oração final
Pai das Misericórdias, temos tantos pedidos em nossos corações, mas queremos fazer um especial: derramai sobre nós, por Jesus, Vosso Divino Espírito Santo, batizando nosso povo com o Espírito Santo Consolador. O derramamento do Espírito Santo é a fonte de toda a Misericórdia para nós. Inundai-nos com Vossos dons e seremos instrumentos eficazes do bem. Amém.
Permita-se viver este tempo com fidelidade e esperança. O Pai o espera, o acolhe e deseja revelar, mais uma vez, a grandeza do Seu amor por você. Permaneça conosco até o fim desta caminhada e deixe-se transformar pelo amor do Pai das Misericórdias.
Comunicação Santuário





