8º Domingo TC | O Senhor cuida de nós

8º Domingo do Tempo Comum
Is 49,14-15; Sl 61; 1Cor 4,1-5; Mt 6,24-34

Não vos preocupeis, pois, o Senhor cuida de ti

Na primeira leitura da liturgia de hoje, do livro do profeta Isaías, Deus nos fala assim: “Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém, não me esqueceria de ti”.
O Senhor sempre cuida de nós. Muitas vezes queremos comparar o cuidado do Senhor com o cuidado das pessoas. As pessoas falham, mas o Senhor nunca se esquece de nós. O seu cuidado nos leva a superar as falhas humanas, ou melhor, a corrigir os nossos erros pela sua graça que nos acompanha. Assim o amor de Deus sempre cuida de nós, mesmo que as pessoas errem conosco.
Na segunda leitura, da carta de São Paulo aos Coríntios temos a resposta que precisamos dar diante do cuidado de Deus. Somos chamados a fidelidade. Um coração que é cuidado ao reconhecer este cuidado torna-se fiel. Esta é a resposta que precisamos dar ao Senhor: a nossa fidelidade ao Seu amor.

DSC_7941

(Foto: cancaonova.com)

Busque o Reino de Deus em primeiro lugar

No Evangelho segundo São Mateus é confirmado o cuidado do Senhor para conosco: “Por isso, eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa?”
Não podemos deixar com que as preocupações exageradas tomem conta da nossa vida. As preocupações exageradas, a falta de confiança em Deus, o não abandonar-se na providência Dele que rege todas as coisas, nos impedem de ver a manifestação do cuidado de Deus nas pequenas coisas.
O segredo é: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as coisas vos serão dadas por acréscimo”. Busquemos irmãos e irmãs o Reino de Deus em primeiro lugar e conseguiremos ver o quanto Ele tem cuidado de nós.
Não deixemos a falta de confiança tomar conta do nosso coração. Deus sempre tem cuidado de nós. Diante do cuidado tão grande de Deus sejamos fiéis à Ele e busquemos o seu Reino, à sua vontade em primeiro lugar. Assim conseguiremos perceber a sua providencia, o seu cuidado que nunca nos falta. Para isso assumamos a Deus como o Senhor de nossas vidas e deixemos ser conduzidos por Ele para caminharmos em sua vontade. Se ele for o Senhor de nossas vidas, as preocupações não nos abalarão, pois ele tem cuidado de nós.


Padre Gilberto Duarte, Comunidade Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário