Quem é Simão Pedro na Igreja Católica?

Nesta quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017, o Padre Vagner Baía celebrou a Santa Missa, às 7h, no Santuário do Pai das Misericórdias.

Na homilia, o sacerdote explicou qual é a importância do Apóstolo São Pedro na Igreja: “Pedro foi ‘ponte’ de ligação entre o Céu e a terra, pois Cristo deu-lhe este. A missão de Pedro é ser sinal visível da graça de Deus para os homens e, ao mesmo tempo, ele ensina aos demais apóstolos como devem ser este sinal de Deus no mundo.
Assim como foram os primeiros discípulos, também nós temos uma missão que se inicia todas as vezes que saímos da missa e só encerrará quando Jesus voltar em glória. A nossa missão inicia, em primeiro lugar, em nossos lares que são igrejas domésticas e se estende a todas as pessoas necessitadas que se aproximam de nós ou a quem nós nos aproximamos.
Por fim, o apóstolo São Pedro foi escolhido para ser o pastor porque era o que mais amava Jesus e as pessoas. Também Pedro vivia sua missão sem ganância e coação, mas edificava a Igreja de Cristo no amor”.

O Evangelho é de São Mateus: “Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: ‘Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?’ Eles responderam: ‘Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas’. Então Jesus lhes perguntou: ‘E vós, quem dizeis que eu sou?’ Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo’. Respondendo, Jesus lhe disse: ‘Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus’ (Mt 16,13-19)”.

Assista a homilia na íntegra:

Confira a liturgia do dia.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!