PROVA DE AMOR

Até que ponto vai a misericórdia de Deus?

Diante dessa pergunta, quero fazer um convite a você que começa a ler este texto agora: lembre-se do momento em que você encontrou o Senhor. Esse momento único na sua vida em que Jesus veio até você, que ele olhou nos seus olhos, em que ele quis ficar a sós contigo e que entrou no seu coração e que você se sentiu plenamente amado, vivo, livre, feliz.

E é aí que começamos a responder à pergunta que fizemos. A misericórdia de Deus chega até nós, até mim e até você, ela vai até o ponto em que estamos! Não sei em que ponto você está, como está o seu coração, se está perto ou longe de Deus, mas tenha a certeza que a misericórdia do Senhor chega a esse ponto em que você está hoje, independente das circunstâncias. 

Talvez você diga para mim que eu não sei o que você fez, o que você viveu, até quem você é, e, de fato, eu não sei mesmo. Mas eu sei que o Pai te conhece, ele sabe o que você fez, ele sabe o que você viveu e quem você é e ainda assim ele te ama e te busca e quer ter um relacionamento com você, quer te salvar. E digo isso porque Ele fez o mesmo comigo, assim como fez com a mulher adúltera (Jo 8,1-11), assim como o Pai acolheu o filho pródigo que voltou (Lc 15,11-24), e tantos outros exemplos que vemos na Sagrada Escritura.

O amor e a misericórdia de Deus chegaram ao ponto da loucura, ao ponto de se oferecer na cruz, de se sacrificar por mim e por você, para que fossemos salvos, libertos e curado, para que tivéssemos acesso à eternidade, e a felicidade sem fim em Deus. Como diz o apóstolo Paulo à comunidade de Corinto dizer que Cristo morreu na cruz para nos salvar, que sofreu por nós é loucura e escândalo para o mundo (cf. I Cor 1,18-25), pois só consegue entender aqueles que de fato fazem a experiência com o Cristo crucificado. 

foto: cancaonova.com

Paulo ainda nos diz que seria muito difícil uma pessoa aceitar morrer ou sofrer no lugar de alguém que é justo e bom (cf. Rm 5,7), agora imagine morrer por uma pessoa que não merece. E mesmo assim Jesus aceitou morrer na cruz por nós que não temos merecimento algum, antes somos pecadores (cf. Rm 5,8). E essa é a prova que Deus nos ama, pois ele se entregou por nós livremente por amor. O amor dele o levou à cruz e se ele pode passar pela morte e ressuscitar por amor de nós, o que mais Deus não fará? 

O amor de Deus é infinito pois Ele é o próprio amor, e, por causa disso, não há barreiras nem limites que a sua misericórdia não possa alcançar, exceto um: a nossa liberdadePois o amor exige liberdade. Ninguém pode amar verdadeiramente se é obrigado ou forçado porque isso já contraria aquilo que é o próprio amor em si. Assim Deus não poderá chegar até você se você não quiser por livre decisão se abrir, mesmo ele querendo muito e continuando a tentar até o fim, a decisão de o acolher na sua vida, de abraçar o seu amor e misericórdia é sempre e somente nossa.

Por isso, não importa o ponto em que você se encontra hoje, a misericórdia de Deus pode te alcançar, basta você permitir. Permita-se!

.;Veja também
Deus quer ser amado por pessoas livres
A Igreja volta a celebrar o maior tempo do ano litúrgico: o tempo comum
Deus nos deu o livre-arbítrio
Perdão e doação – como viver em comunidade

Mateus Cesário
Comunidade Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário