ATITUDE

Corramos apressadamente à procura da graça

“Ele é o Senhor das surpresas”

Lembro-me de uma oração que eu fiz há uns dois anos. Eu estava sozinha fazendo meu estudo bíblico logo após ter conseguido participar da Santa Missa. Não me recordo exatamente qual era a situação, mas, por algum motivo, eu acreditava que não seria possível que eu fosse à Igreja naquele dia. Porém, eu havia me esforçado. Um esforço mínimo para que eu pudesse encontrá-Lo, e assim aconteceu.

Eu rezava emocionada e com o coração grato: o menor passo que eu dei havia sido a prerrogativa de Deus para me encontrar – profunda e intensamente. E me questionava: como eu ainda poderia não correr apressadamente em busca d’Ele? Se a passos lentos eu já estava tomada por Seu Amor, o que Ele não faria em mim se eu travasse a maior corrida de minha vida?

“A graça é uma participação na vida de Deus, introduz-nos na intimidade da vida trinitária.” | Foto: Arquivo CN

A graça maior que um dia nos pode ser concedida é chegarmos ao céu; sermos, de fato, alcançados pela salvação que Cristo veio nos trazer e viver a eternidade junto d’Ele. O mundo, ainda que possuidor de tantas belezas, prazeres e alegrias – oriundos do próprio Criador, não é o nosso fim. É, ao contrário, o meio onde nos deparamos com oportunidades frequentes de nos santificarmos. Sendo assim, como seria correr apressadamente à procura dessa graça?

Certo dia, marcou-me muito o que uma irmã me disse em meio a uma partilha sobre a santidade. Foi em menção a um santo que fazia o questionamento sobre tanto o homem buscar o céu – onde viverá numa contínua adoração e entrega a Deus – e ao mesmo tempo não adorá-Lo e não entregar-se a Ele aqui, ainda na Terra. Desde que escutei isso, eu fico refletindo sobre o quanto queremos alcançar graças, e o tanto que não conseguimos compreender o valor que elas têm.

Pois bem, primeiramente, “a graça é o favor, o socorro gratuito que Deus nos dá a fim de respondermos ao seu chamamento para nos tornarmos filhos de Deus, filhos adotivos participantes da natureza divina e da vida eterna.” (CIC 1996). Então, antes de qualquer coisa, travemos uma corrida em busca da filiação divina, ou seja, reconhecermo-nos como filhos de Deus. Isso se dá a partir do dom da piedade, dom infuso do Espírito Santo.

Leia mais:
:: Dar o coração ao miserável
:: Em Ti Senhor, está a nossa confiança
:: A Misericórdia de Deus nos encontra em cada Eucaristia

Depois, “a graça é uma participação na vida de Deus, introduz-nos na intimidade da vida trinitária.” (CIC 1997). Ainda, “a graça de Cristo é dom gratuito que Deus nos faz da sua vida, infundida pelo Espírito Santo na nossa alma para curá-la do pecado e a santificar… é, em nós, a nascente da obra de santificação.” (CIC 1999). Assim sendo, corramos para habitar o centro da Santíssima Trindade, para adorarmos a Deus e a Ele entregarmos o nosso coração. Corramos apressadamente para nos santificarmos.

Por fim, antes de rezarmos, deixo um trecho de uma homilia do Papa Francisco em 2016, para que não nos esqueçamos, como nos diz o Santo Padre, que “Ele é o Senhor das surpresas”: “Estou em caminho para encontrá-Lo e ele está em caminho para me encontrar. E quando nos encontramos, vemos que a grande surpresa é que Ele está me procurando antes que eu comece a procurá-lo. Esta é a grande surpresa do encontro com o Senhor. Ele nos procurou por primeiro. É sempre o primeiro. Ele percorre o seu caminho para nos encontrar. O Senhor vai sempre além, vai primeiro. Nós damos um passo e Ele dá dez. Sempre. A abundância de sua graça, de seu amor, de sua ternura não se cansam de nos procurar”, acrescentou.

Oração:
Senhor Deus, coloco-me diante de Ti, primeiramente, para Te louvar. Em minhas misérias, em minhas faltas e em meus limites Tu me fostes misericórdia. Em meus passos lentos, viestes correndo ao meu encontro. Nenhuma glória posso dar-Te nesta terra que seja à altura de Teu amor. Por isso, eu Te peço: dai-me a Tua graça. A graça da santificação, da salvação, da eternidade. Dai-me a força e o sustento para correr em Tua direção. Dai-me um coração entregue a Ti. Dai-me o Teu Espírito Santo e infunde em mim o dom da piedade, para que eu viva como filha Tua, sabendo que o meu lugar é estar em Ti, Pai. Dai-me adentrar na Tua intimidade e conceda-me a graça de habitar, para sempre, em Teu seio: onde és Pai, Filho e Espírito; onde és inteiro e perfeito amor. Amém!

Catarina Xavier
Comunidade Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário