ABANDONO

Em Ti Senhor, toda a nossa confiança

“É feliz quem a Deus se confia” Sl 1

Não poderia iniciar este texto senão citando o Salmo acima, que esteve na liturgia desta semana e também foi o tema da Jornada de Oração do mês de outubro da Canção Nova – em que todo o Sistema de Comunicação se une em um dia intenso de oração. De fato, a felicidade está na confiança depositada em Deus. Mas por quê?

:: A misericórdia de Deus nos alcança em cada Eucaristia

A confiança pode ser considerada como um ato ou um sentimento. Eu, particularmente, prefiro a primeira definição: ato de acreditar. Um movimento de fé. A felicidade, apesar de ser tão deturpada, diz de bem-aventurança: é profundo o seu significado. 

Sem dúvidas, ser feliz é o que todo homem busca. Ainda que seja a partir de uma vivência desregrada – em muitos sentidos – o fim é o desejo de encontrar-se feliz. Diante disso, é importante o questionamento do porquê de tanta procura e, ao mesmo tempo, de tanto desencontro, dor, tristeza e infelicidade.  

“Confiar é uma decisão” | Foto ilustrativa: Arquivo CN

Bem, voltemos à felicidade. Ela não é um sentimento, uma euforia, alguns instantes… A felicidade diz de uma vida empregada numa causa reta e verdadeira. É encontrar-se com o sentido do próprio ser. Deus nos criou com características e finalidades que foram maculadas desde o pecado original e que permanecem sendo diante de nossas más escolhas. Ser feliz, portanto, é retornar a esta originalidade: o plano de Deus. 

Na própria Palavra, tem-se o “manual” para alcançá-la: Mateus 5. São tantos, contudo, os maus entendimentos e as más interpretações que, muitas vezes, não cremos no que está escrito. E é nesta hora que entra a confiança. 

Decisão

É preciso, para a verdadeira felicidade, o ato de crer que a bem-aventurança está de fato em Deus e não nas realidades passageiras, ou então, uma vida inteira se passará dedicada à superficialidade desta terra, na busca por bens que em nada nos devolvem para o plano original e que jamais nos permitirão alcançar o que desejamos no mais profundo do nosso ser. Confiar é uma decisão também: decidir-se pela convicção de que n’Ele se encontra todo bem e toda graça. 

A você que lê este artigo: não espere surgir um sentimento em seu coração que te impulsione a ter fé, prefira agir. Escolha confiar que o que você realmente procura, e que sente tão vazio em si, está em Deus, nos seus planos e desígnios. E entenda ainda que não existe felicidade fora d’Ele. Ele é a vida. Portanto, não procure em outros lugares, pessoas, cargos, o que só pode ser encontrado n’Ele. Tantas pessoas se frustram porque se perdem de si mesmas ao andarem tão contrárias ao que são, verdadeiramente, por criação. 

Por fim, quero convidar você a ler, meditar e rezar o Salmo 1. Perceba que há promessas para aqueles que depositam a confiança em Deus; e lembre-se que Ele é o Senhor cumpridor de suas promessas. E eleve o seu coração, com fé, e diga: “Em Ti Senhor, toda a minha confiança.”

Catarina Xavier
Missionária da Comunidade Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário