REFERÊNCIA

Em São José encontro um pai, um amigo, um diretor espiritual

Um Modelo, um Pai, um Amigo, um Diretor Espiritual  e companheiro de vida espetacular.

Assim quero te apresentar um homem que trabalhou e amou muito a Deus em todos os seus gestos e atitudes, a ponto de deixar em segundo plano  seus interesses ao ouvir a revelação que o Anjo do Senhor lhe comunica em sonho (cf Mt 1,18ss). Mesmo com todo o rigor da lei judaica na época, ele não se poupou em fazer o plano de Deus para a redenção da humanidade a vida. Estou lhes falando de São José, o Pai adotivo de Jesus, aquele que Deus escolheu para si como Pai.

Não quero me prender aos termos da Teologia Josefina que, ao longo dos séculos, tem sido enriquecida pelo testemunho dos beatos e santos e do qual tem sido base para a Igreja continuar a invocar a intercessão deste grande santo que teve a obediência de Jesus (cf Lc 2,48), assim como o fez o Papa Francisco convocando o povo de Deus para, durante um ano, se colocar a olhar e suplicar a São José a sabedoria necessária para saber viver bem este tempo difícil em passa a família e a sociedade.

É preciso que as famílias se voltem a São José para encontrar em sua vivência pouco narrada nos Evangelhos, mas do pouco que se tem nos traz tanta vivacidade, a encontrar o modelo e o direcionamento na educação dos filhos, no cuidado uns com os outros dentro do lar.

Arquivo pessoal: “Em São José encontro um pai, um amigo, um diretor espiritual”.

Muitos não sabem, mas a falta atual de uma referência para os homens de nosso tempo tem levado as pessoas a aceitarem toda e qualquer novidade que apareça e a deixar os planos de Deus para suas vidas cada vez mais longe, como se fosse algo que não fizesse parte de suas realidades, nem de seus projetos futuros.

Na minha vida São José se aproximou desde muito cedo já em minha adolescência, me apontando o caminho para Deus. Esta presença de São José em minha vida sempre foi algo notável, forte e presente, ora por práticas de orações mais intensas, ora por momentos de silêncio e busca de respostas aos desafios que cada momento da vida proporciona.

Neste tempo pude perceber que São José não é somente aquele santo lembrado como o Pai de Jesus, mas com sua presença me orientando a perseverar e a confiar em Deus assim como ele fez com o grande desafio que teve em sua vida de guardar a virgindade de Maria e preparar Jesus para assumir a vontade do Pai.

Não sou melhor que ninguém, mas este São José que veneramos nas imagens com nossas orações é um grande pai para todos aqueles que na vida buscam uma direção e proteção, nas adversidades e desafios diários.

Muitas dificuldades já vivi e passei em minha vida interior, mas a presença de São José foi fundamental para que eu tivesse sabedoria, força e vigor para conduzir minha vida e passar pelas dificuldades com total confiança em Deus. Não há como um devoto de São José ficar sem uma experiência mística de Deus e não ter constantemente o seu auxílio, pois este grande pai São José, quando assume uma alma, não a deixa à deriva, mas segura o leme de sua vida e passa por todas as tempestades resistindo a todas as afrontas sem desviar do trajeto.

Este é São José a quem invocamos em todas as dificuldades e que me ajuda todos os dias a receber Jesus da forma mais digna. Por isso quero te convidar para toda a quarta-feira às 10hs, pelas redes sociais do Santuário do Pai das Misericórdias (@santuariodopaidasmisericordias), a termos um momento oracional a São José, divulgue, convide mais alguém para possamos, de todo coração, estar unidos ao pai de Jesus e receber dele as graças necessárias.

José João
Comunidade Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário