REVELAÇÃO

Este é um mistério grande, Deus é humilde!

Como pode um Deus Todo-Poderoso, criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis, fazer-se tão pequeno a ponto de se sujeitar às leis da natureza criadas por Ele mesmo? Algo de muito sublime e admirável está em jogo: a faculdade inestimável da humildade divina.

:: Dentro da minha casa, eu estou sendo misericórdia?

Muito se fala sobre a humildade suprema de Deus, porém, por mais que as palavras humanas tentem qualificá-la e dar sentido a ela, o homem jamais poderia esgotá-la com palavras. Porém, quando as palavras se tornam insuficientes, os gestos e as atitudes de humildade que partem do homem vão além do limite das palavras, uma vez que estes gestos de humildade são como que extensão da própria humildade divina.

“Eis um dos sinais mais evidentes da extrema humildade de Deus.” | Foto ilustrativa: cancaonova.com

Não obstante, os gestos humanos, ainda assim, possuem seus limites. Os grandes santos de Deus dão mostras reais de que o ser humano é capaz de ir muito longe, de avançar na virtude da humildade. Contudo, existe uma trincheira a qual ele não é capaz de ultrapassar. Em outras palavras, a totalidade da humildade de Deus é insondável, é eterna, é um grande mistério. O homem não é capaz de abarcá-la na sua plenitude. Resta-lhe, então, o grande gesto de humildade para reconhecer a sua pequenez diante da insondável humildade divina. Embora ele não possa abarcá-la totalmente, o ser humano pode acolhê-la e experimentá-la na medida em que se abre à providência de Deus.

O homem só não consegue avançar mais na humildade de Deus porque ele se tornou grande e importante demais. Ele foi colocado, inclusive, no centro de todas as coisas. E, por ser grande além da conta, ele não consegue tanger o que se tornou menor que ele. Na medida em que o homem se torna mais importante, mais distante a humildade se lhe parece. Porém, quanto menor o homem se reconhece, mais consciência da humildade ele adquire.

Terra fértil

A propósito, qual a origem da palavra humildade senão a palavra latina “húmus” que quer dizer “terra fértil”? Percebe-se, assim, que somente a origem dessa palavra muito pode nos ensinar. É na terra fértil que a semente germina, é nela que se desenvolvem as hortaliças e tudo o mais que serve de alimento e, portanto, mantém a vida.

A terra está sempre ali, silenciosa, pacífica e sempre pronta a aceitar tudo o que lhe é oferecida. Remansa, a terra é capaz de transformar todos os resíduos em riquezas estupendas. Pisada por todos, ela jamais se recusa a produzir frutos. Embora se saiba da sua extrema importância, a terra é, não raras vezes, esquecida.

:: Jesus é a misericórdia de Deus feito carne

Além disso, é justamente da terra que o próprio Jesus retirou a matéria que pudesse ser transubstanciada em Seu corpo e em Seu sangue. Eis um dos sinais mais evidentes da extrema humildade de Deus. Resta-nos, portanto, nos esforçarmos para inserir em nossa vida práticas de humildade. Posteriormente elas se transformarão em hábitos que, por sua vez, se converterão em virtudes.

Diante de tudo isso, como não se encantar com a humildade de Deus?

Deus abençoe você e até a próxima!

Gleidson Carvalho
@cngleidson
Seminarista Canção Nova

Leia mais:
:: O outro não nasceu para ser ignorado 
::Deus Pai quer sempre perdoar 
:: “Quem me vê, vêo Pai” (Jo 14,9) 

Deixe seu comentários

Comentário