COMPORTAMENTO

Rejeitar a nossa vocação afeta os outros

A vocação é o convite de Deus a cada indivíduo para amar e servir a Ele e à Sua Igreja, em um determinado estado ou modo de vida. É dentro do chamado universal à santidade que Deus cria cada pessoa para um propósito, razão ou missão específicos.

É muito importante que cada pessoa possa discernir sua vocação particular com oração e responsabilidade. Pois, a rejeição de nossa vocação afeta os outros também! E se seus pais nunca tivessem dito sim um ao outro? E se o padre que teve um grande impacto em sua vida tivesse dito não a Jesus?

Foto Ilustrativa: by Getty Images / katleho Seisa

Se alguém não segue a vocação para a qual nosso Pai o criou, pode até alcançar um certo grau de felicidade neste mundo e obter a salvação. No entanto, não será tão feliz ou abençoado como poderia ter sido se tivesse seguido sua vocação.

Decidir entrar no seminário ou no convento para “experimentar” significa estar comprometido para a vida toda? Certamente não! No seminário e no convento é onde, muitas vezes, começa o verdadeiro discernimento, o ouvir a voz de Deus revelando a nossa vocação. E, em alguns casos, essa experiência pode ser a única maneira de saber realmente se você tem vocação para o sacerdócio ou para a vida religiosa.