BONS EXEMPLOS

O papel espiritual dos pais

A Paternidade Divina é a fonte da paternidade humana

Dificilmente os pais pensam a sua paternidade nesta dimensão e pouco refletem sobre como podem impactar a vida de seus filhos. Já há algum tempo tenho refletido sobre este assunto que é sempre desafiador para mim. Casado a quase 20 anos, tenho três filhos em fases diferentes, e isso exige de minha esposa e de mim muita paciência, mas também muita firmeza. Por isso, este assunto tem despertado minha atenção e até mesmo motivo de orações e reflexões para que eu não seja aquele que estraga o grande dom que Deus me concedeu, o de ser pai, não gerar apenas na carne, mas também gerar de forma espiritual.

O papel espiritual dos pais deve ser muito mais importante na vida de um pai de família do que simplesmente os seus deveres dentro de um lar, cada pai precisa ser para o seu filho o reflexo da paternidade de Deus, pois se não olharmos a nossa paternidade na perspectiva da Paternidade Divina, afundaremos em nós mesmos qualquer esforço por maior que seja. A nossa paternidade de homens se baseia mais na dimensão espiritual do que simplesmente em aspectos humanos. Olhemos para Abrão e o chamado que Deus lhe fez (cf Gênesis 12) e toda consequência desta manifestação amorosa de Deus transformando Abraão (cf Gênesis 17).

Abraão assim se tornou, por um desígnio de Deus, pai na fé de uma multidão incontável de filhos espirituais, da qual eu e você, por vontade divina, a paternidade de Abraão nos chega até os dias de hoje pela fé, como nos ensina a Igreja, para Deus reunir seus filhos em torno de si. O Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo §2214, afirma:

“A Paternidade Divina é a fonte da paternidade humana, é o fundamento da honra devida aos pais. O respeito dos filhos, menores ou adultos, pelo pai e pela mãe alimenta-se da afeição natural nascida do vínculo que os une e é exigido pelo preceito divino.”

Esta paternidade espiritual, que nós homens precisamos cultivar e ter em nossa vida de chefe de família, precisa ir além  do prover sustento, educação, abrigo e conforto aos nossos filhos, precisamos lhes transmitir a moral e a ética tão depreciada em nossos dias, o amor e o zelo pela verdade, que é Cristo em todos os momentos e situações. Educar filhos na fé e tementes a Deus não é nada fácil nos tempos atuais, pois todos os dias somos desafiados a disputar a atenção dos nossos filhos com o mundo que investe pesadamente para mostrar aos nossos filhos que somos ultrapassados e que não sabemos de nada, mas não devemos temer nada nem ninguém, porque a Palavra de Deus nos diz: Se algum de vós falta a sabedoria, peça-a ao Deus que dá a todos com simplicidade e sem censurar: ela lhe será dada” (Tiago 1, 5). É nesta sabedoria que o Senhor quer que caminhemos para iluminar a vida de nossos filhos com nosso exemplo, mas também o exemplo daqueles que nos são próximos.

Pais como exemplos

As crianças quando pequenas imitam os pais em tudo, pois é nesta fase da vida que elas vivenciam a sua melhor experiência de vida. É só observarmos que, mesmo num gesto de brincadeira, elas observam nos pais o que eles fazem e como se portam nas situações corriqueiras, e não perdem tempo em fazer o mesmo em suas brincadeiras, por isso, é importante, mesmo na simplicidade do dia a dia, termos um lar harmonioso, em que o Pai e a Mãe possam, de fato, ser a expressão de Deus dentro de casa, para que os filhos percebam que são amados pelos seus Pais e por Deus, autor da vida e de toda paternidade e maternidade.

Por isso, não economize nas atitudes e gestos, palavras afáveis, deixe que seus filhos observem que você preza em ir a Igreja para rezar, para receber os sacramentos, tente os envolver nas atividades da Igreja e não os deixe sozinhos, apoie essas atividades que ele se envolve, e que dentro do lar vocês reservam um tempo para a leitura da Palavra de Deus, para conhecer a doutrina católica.

Ao ver os pais realizando o seu papel e também se aplicando em buscar a Deus, os filhos serão tementes a Deus, e esse comprometimento dos pais será como a semente que, sendo semeada no tempo certo, será regada com a ação do Espírito Santo e dará frutos.

Leia também:
:: Deus ama para sempre
:: Caminhar sem o Senhor é caminhar para a ruína
:: Ir e promover o encontro com o Pai

Mesmo diante de nossa história e conhecimento que temos, e mesmo que ainda nos sintamos incapazes de realizar tais atos, precisamos nos aplicar, pois a nós, pai, cabe ser o ponto de equilíbrio e norte dentro do lar, é preciso que, mesmo com nossos trabalhos e correrias, reservemos algum tempo para estar com nossos filhos, para os orientar, para os ouvir e para mostrar a eles que tudo que fazemos a Deus é pouco diante do que recebemos. 

Em Deus você encontrará toda a provisão que precisa para exercer esta paternidade espiritual junto aos seus filhos e superar os desafios e criar filhos que honram a Deus. Então, não desista tão fácil e lance mão de tudo que estiver ao seu alcance para cumprir esta missão muito mais espiritual do que simplesmente humana, pois “A família cristã é o primeiro terreno onde as sementes das vocações podem germinar e se desenvolver”, nos lembra o Papa Francisco, e nossa parte é ajudar nossos filhos a buscar e assumir a vontade de Deus para a vida deles.

Precisamos usar de todas as ferramentas como exemplos: vida espiritual, formação e tudo que acharmos importante e que possam nos ajudar, tanto eu como você somos desafiados e não podemos nos achar incapazes, pois Deus está conosco e nos colocou um modelo o qual podemos imitar e pedir a sua ajuda todos os dias. Esse modelo é São José, homem simples, mas aplicado em ouvir a Deus e obedecer as suas direções, foi o nutridor do Filho de Deus em todos os aspectos, e isso nos garante que ele pode nos ajudar em nossa paternidade espiritual, pois a Paternidade de São José sobre Jesus se desenvolveu mais no campo espiritual do que humano, pois ele [São José] estava sempre atento ao que Deus lhe queria falar.

Espero ter te ajudado e colocado luzes em tua vida de Pai, conte com as minhas orações por sua vida e sua família. E rezemos juntos esta Oração a São José pelos pais:

“Senhor, pela intercessão de São José, pai adotivo do teu filho Jesus,
venho hoje te pedir que estendas Tuas Mãos Divinas sobre todos os pais,
abençoando-os.

Abençoa, Senhor, o pai amigo e companheiro,
o pai sempre presente, que oferece o colo e estende a mão,
mas também o pai ausente, colocando em seu coração todo o Teu Amor.

Abençoa, Senhor, o pai que hoje recebe o abraço de seus filhos,
e o pai que chora a ausência do filho que partiu para Teus braços.

Dá a este o consolo da mansa saudade e enxuga,
com Teu Divino Manto, as lágrimas que vertem de seus olhos.

Estende, Senhor, Tuas mãos de Amor sobre todos os pais,
concedendo-lhes os dons da paciência,
compreensão, tranquilidade, ternura, justiça,
fé em Deus e esperança quanto à vida e aos seus filhos.

Concede-lhes Amor, muito Amor,
para que cada filho seja, para seu pai, um pai.
E para que cada pai seja, para seu filho, um filho.

E aos filhos cujos pais estão junto a Ti,
dá a fé e o entendimento de que os pais nunca vão embora.
Eles apenas mudam de lugar.

São José, rogai por nós!”

Deus te abençoe!

 

Deixe seu comentários

Comentário