REFLITA

Será que realmente e tão difícil seguir o Senhor

Certamente, todos nós já ouvimos aquela cantilena chorosa que diz assim: “é muito difícil seguir o Senhor!”, ou, “Como é difícil ser cristão!”. Quem sabe nós mesmos já não tenhamos feito parte desse coral desafinado? Se, por acaso, você se reconhece pertencente a esse coro, trate de abandoná-lo agora mesmo. Torna-se pesaroso seguir a Jesus apenas para aqueles que desejam fazer as suas vontades próprias.

O Senhor mesmo já nos ensinou o caminho que devemos trilhar nesta vida. Ele nos disse o que fazer e como fazer. Não tem segredo, basta obedecer e seguir. Vou dar alguns exemplos: para os que possuem pecado, ande no caminho da pureza e da santidade; os que possuem boca suja e enganosa, o caminho recomendado é o da verdade; para os que sofrem ameaças e calúnias, Jesus apontou o caminho da paciência. Está vendo? Basta obedecer! Obviamente, se aquele que possui uma alma predominantemente irascível não andar no caminho da mansidão, com certeza ele engrossará o coral daquela cantilena sem graça.

“Que tal fazermos, ainda hoje, um bom exame de consciência para descobrirmos quais atitudes de conversão precisamos tomar?” | Foto ilustrativa: cancaonova.com

São Tomás de Aquino vai ainda mais longe. Segundo ele, nós devemos seguir a Cristo tendo em vista três motivos: não existe nada mais fácil antes da morte, durante a morte e depois da morte. Antes da morte porque Cristo já nos disse o que fazer, durante a morte porque nenhum peregrino bom e fiel abandona o seu companheiro na enfermidade e depois da morte porque não existiria nada de mais proveitoso a não ser a vida eterna. Estas palavras não têm nada de provocativas, são, apenas, reais.

O próprio Senhor nos disse: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas, pois o meu jugo é suave e meu fardo é leve” (Mt 11, 29). Esse “jugo” de que fala Jesus é a doutrina do Evangelho. É, portanto, uma questão de obediência a sua Palavra.

São Tomás de Aquino ainda vai afirmar que em todas as coisas a doutrina de Cristo é um julgo suave porque transforma o coração e nos faz amar com mais intensidade as coisas espirituais sem deixar de considerar as temporais. Para aqueles que amam mais fortemente as coisas temporais, torna-se mais pesado perdê-las. Ademais, o sofrimento, as perdas e as perseguições não serão peso para os que compreenderam que tudo debaixo do céu é passageio.

Portanto, se está difícil para mim seguir o Senhor, duas coisas podem ter acontecido: ou eu criei falsas expectativas ou eu estou querendo seguir o Senhor fazendo somente o que eu quero e da maneira que eu desejo. Seja como for, em ambas as situações, eu me coloquei no centro. Nesse caso, não será possível dar certo.

Seguir o Senhor exige desprendimento, confiança e humildade. Difícil, portanto, não é seguir o Senhor, a dificuldade real está em ser humilde, confiante e desprendido. Em outras palavras a dificuldade não está fora, mas dentro. A visão do horizonte sempre estará turva se o vidro da janela pela qual eu olho não estiver limpo.

Que tal fazermos, ainda hoje, um bom exame de consciência para descobrirmos quais atitudes de conversão precisamos tomar? Reconhecer-se pequeno e limitado não é vergonhoso, pelo contrário, é libertador.

Deus abençoe você e até a próxima!

Seminarista Gleidson de Souza Carvalho
Missionário da Comunidade Canção Nova

Leia mais:
:: É um benefício afastar-se do pecado
:: Três modos de vencer a luxúria
:: Você sabe o que são os evangelhos sinóticos?

Deixe seu comentários

Comentário