25 de Outubro

Imagem e Relíquia de Frei Galvão percorrem Santuários do Vale do Paraíba

O Santuário Pai das Misericórdias, nesse mês de Outubro de 2023, recebeu a visita da imagem e relíquia de Santo Antônio de Sant`Anna Galvão, mais conhecido como Frei Galvão.

O Reitor do Santuário de Frei Galvão, padre Diego Atalino de Melo, presidiu a Santa Missa das 12h e teve como concelebrante padre João Gualberto, reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. Nesta missa esteve presente a imagem peregrina de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, com sua relíquia de primeiro grau (ex-ossibus pedaço de osso). No dia 25 de outubro recordamos a sua memória, a imagem está percorrendo os Santuários do Vale do Paraíba e no dia 14 desse mês foi para o Santuário Nacional de Aparecida.

Reitor do Santuário de Frei Galvão, padre Diego Atalino de Melo. Foto: Simone Souza Nunes

Reitor do Santuário de Frei Galvão, padre Diego Atalino de Melo.

Na ocasião Frei Diego, em entrevista ao Santuário Pai das Misericórdias, se dirigiu a nós com tradicional saudação franciscana ” Paz e Bem”, e partilhou conosco: “Hoje estamos aqui no Santuário do Pai das Misericórdias na Canção Nova, trazendo a imagem e relíquia de Frei Galvão nesta preparação da sua festa. O dia de Frei Galvão, primeiro santo brasileiro, é em 25 de Outubro. E nós estamos aqui em Guaratinguetá, ao lado do Santuário Pai das Misericórdias, estamos preparando esta grandiosa festa. Então Frei Galvão está percorrendo os santuários.

Hoje (a imagem e relíquia) está aqui, estamos passando pelas paróquias da Arquidiocese de Aparecida. Dia 14 vai estar no Santuário Nacional de Aparecida. Demonstra esta bonita unidade, esta bonita integração entre os santuários. Então fica o convite a você também. A nossa novena começa no dia 16 de outubro, no Santuário de Frei Galvão, em Guaratinguetá. Reze conosco e louve a Deus pela vida.”

Sobre a Novena do Santo Brasileiro

O Santuário Frei Galvão está realizando a novena de seu padoreiro do dia 14 a 25 de outubro.  Padre João Gualberto irá presidir à Santa Missa da Novena dia 20 de outubro as 15h, no Santuário do Frei Galvão em Guaratinguetá.

Franciscanos e Frei Galvão

Desde o ano de 2021, o Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant`Anna Galvão (Diocese de Aparecida – SP), está sob os cuidados dos frades menores. Ordem fundada por São Francisco de Assis e que tem mais de 800 anos de existência na vida da Igreja. A presença franciscana se dá desde o período do descobrimento do Brasil. A primeira missa celebrada em Terras de Santa Cruz se deu em 1500.

A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil (instituição), foi criada em 1675 e foi ela quem acolheu e formou Frei Galvão a partir do do ano de 1758. O Santuário Frei Galvão conta com a presença destes religiosos na administração pastoral do Santuário do Primeiro Santo Brasileiro.

Comunicação Santuário do Pai das Misericórdias