MEDITAÇÕES DA VIA-SACRA

13ª Estação – Jesus é descido da cruz

Jesus é descido da Cruz e entregue à Sua Mãe.

A meditação da 13ª Estação pode ser contemplada na imagem de Nossa Senhora da Piedade, no Santuário do Pai das Misericórdias.  A Décima Terceira Estação da Via-sacra nos leva à meditação de Jesus descido da Cruz e entregue a Sua Mãe, Maria Santíssima.

Foto: Arquivos Santuário

A dor da mãe pelos filhos, dor esta conhecida por inúmeras mães que provam a amargura da perda de seu filho misturada ao sentimento de abraçar de novo e acolher em seu colo o fruto bendito de seu ventre.

Um sofrimento que pode alcançar consolo na ternura de Maria e na Misericórdia do Pai. “Neste corpo inanimado, reconhecemo-nos como seus membros feridos e sofredores, mas guardados pelo abraço amoroso da Mãe, mas nos reconhecemos também nestes braços maternos, simultaneamente fortes e ternos. Os braços abertos da Igreja-Mãe lembram o altar que nos oferece o Corpo de Cristo, e aí nós nos tornamos Corpo místico de Cristo”, refletiu o Papa Bento XVI, durante a celebração no Coliseu, em Roma.

Quantas vezes, em nossas comunidades, meditamos a Paixão de Cristo! Cena emocionante que conseguimos imaginar também graças a tantos artistas que buscaram representá-la de diversas maneiras.

A cena do Filho de Deus descido da Cruz e acolhido por Maria se torna ainda mais marcante na célebre imagem do século XV, conhecida como Pietà de Michelangelo, exposta na Basílica São Pedro, no Vaticano. Pietà, que em italiano significa “piedade”, está relacionada a Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora das Dores, exposta em nosso Santuário do Pai das Misericórdias em Cachoeira Paulista (SP).

Recentemente, pude rezar a Via-sacra, em Jerusalém, com um grupo de peregrinos que acompanhei na Terra Santa. Um dos momentos mais fortes da nossa peregrinação foi a caminhada pela Via Dolorosa. Logo no início do percurso que leva à Basílica do Santo Sepulcro, ao iniciar a oração, nos deparamos com a estátua do Cristo desfigurada por conta de um ataque de um religioso fanático que derrubou a imagem, desfigurando-a.

Sabemos que é uma estátua, mas sabemos também que aquele ato violento representa a falta de amor, de misericórdia e de perdão de nossa parte para com o Senhor e para com nosso próximo. Como ensina o Papa Francisco, peçamos “que a Virgem Maria nos ajude a seguir Jesus, a caminhar fortes e felizes no caminho do serviço, para que o amor de Cristo possa brilhar em todas as nossas atitudes e se torne cada vez mais o estilo de nossa vida diária”.