ESPIRITUALIDADE

Iluminação

“Ide, pois, fazei discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,16-20).

Foto: cathopic by @luisca

Em tempos de Nova Evangelização e Missão, o apelo de Jesus volta como um refrão insistente, para que todos nós nos sintamos envolvidos no caminho que a Igreja propõe em nossos dias, e nossos passos sejam iluminados.

Em resposta ao anúncio de Jesus Cristo a todos os homens, a Igreja abre suas portas para acolhê-los em seu seio, fazendo-os participar da vida divina através do Batismo para transformá-los à imagem de Jesus Cristo. O Batismo, muitas vezes chamado de “Iluminação”, é o “fundamento de toda a vida cristã” (Catecismo da Igreja Católica, 1213). É o primeiro dos Sacramentos, a porta que permite a Cristo Senhor habitar na pessoa e, a ela, por sua vez, imergir no seu Mistério (Cf. Catecismo da Igreja Católica 1214).

A vida cristã é a vida que provém do próprio Cristo. De fato, somos cristãos na medida em que deixamos Jesus Cristo viver em nós. Quem crê em Cristo participa da própria vida da Trindade (Cf. Mt 28, 19). Mergulhado em Cristo, o Batismo torna a pessoa membro do seu Corpo, que é a Igreja, e participante da sua missão no mundo. O Batismo permite que Cristo viva em nós e nós vivamos unidos a ele, para colaborar na Igreja, cada qual segundo a própria condição, para a transformação do mundo. Com efeito, a vida cristã é tecida com uma série de chamadas e respostas, pois Deus continua a pronunciar o nosso nome ao longo dos anos, fazendo ressoar de muitas maneiras a vocação a nos conformarmos com o seu Filho Jesus.

Dentro de algumas semanas, celebraremos a Vigília Pascal, quando renovaremos nossos compromissos de fé e renúncia ao mal e ao egoísmo, para a qual nos preparamos com a Quaresma vivida com intensidade, percorrendo a estrada da oração, o domínio de nossos impulsos com a mortificação e o jejum, manifestando também com a caridade e a fraternidade a vida nova que Deus plantou em nossos corações. Há poucos dias, Jesus se mostrou como fonte de água viva, no magnífico encontro com a Samaritana e as pessoas que acolheram seu testemunho. Agora, temos, diante de nossos olhos, para iluminar-nos, aquele que é a Luz do Mundo (Cf. Jo 8, 12; Jo 9,5), num encontro com o Cego de nascença, que pode ser considerado anunciador ou reflexo do próprio Batismo cristão que recebemos.

Vamos ao Evangelho de São João. As tensões entre Jesus e os fariseus cresciam cada dia mais. O Evangelho conta dois sinais, dois milagres, a cura do Cego de Nascença que começa a ver e a história do morto Lázaro, que volta à vida. Quando relata a cura do cego, pouco se fala do milagre em si, pois tudo indica que o assunto mais importante é a fé, graças à qual se sabe quem é Jesus (Cf. Hyacinthe Vuillez, Saliamo a Gerusalemme, Paoline, 1987). O milagre indica de onde vem Jesus. Se não viesse de Deus, não poderia fazer nada. Como ele vem de Deus, é “Luz do Mundo”. Estamos diante do contraste entre a luz que é Jesus e as trevas. Seus adversários não veem e não entendem, porque se acham capazes de ver e entender.

Foto: Cathopic

E o cego, que não vê, começa a ver, progredindo na fé. Para ele, num crescendo impressionante, Jesus “é um profeta”, depois reconhece que “vem de Deus”, para chegar a dizer “Eu creio, Senhor”. Quantos nomes atribuídos a Jesus vêm à tona: Enviado de Deus, Messias, Filho do Homem, Senhor! Todos eles são confissões de fé! Na verdade, a vinda de Jesus ao mundo conduz as pessoas a julgarem a si mesmas, pois são forçadas a se decidirem. Também a nós, batizados, cabe descobrir incessantemente a novidade de Deus.

No início da Bíblia, o autor sagrado mostra Deus criando do barro o ser humano. Jesus recria o cego de nascença, colocando em seus olhos barro feito com terra e a própria saliva. Para nós, é a graça do Batismo que nos faz novas criaturas, como cantaremos na Páscoa: “Banhados em Cristo somos uma nova criatura, as coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo”. E os olhos do cego se abriram quando foi lavar-se na piscina de Siloé! Não é difícil pensar na fonte batismal na qual fomos mergulhados e lavados em Cristo. Aliás, estes dias que precedem a Semana Santa podem ser oportunos para recordar a data de nosso Batismo e, quem sabe, a visita à Paróquia na qual recebemos o Sacramento.

Tendo sido curado de sua cegueira, o homem novo curado por Jesus enfrenta corajosamente os adversários, envolve seus familiares e amigos, é ousado diante de acusações que lhe são feitas e acaba expulso da comunidade. Sinal precioso para nós cristãos, a fim de permanecermos firmes em nossas convicções. Afinal de contas, podemos nos espelhar em sua verdadeira aventura, que culmina de forma magnífica: “Jesus ficou sabendo que o tinham expulsado. Quando o encontrou, perguntou-lhe: “‘Tu crês no Filho do Homem?’ Ele respondeu: ‘Quem é, Senhor, para que eu creia nele?’ Jesus disse: ‘Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo’. Ele exclamou: ‘Eu creio, Senhor!’ E ajoelhou-se diante de Jesus” (Jo 9, 35-38). Prostremo-nos com ele!

Na Vigília de Páscoa, o Círio Pascal é introduzido no templo e os fiéis aclamam: “Eis a luz de Cristo! Demos graças a Deus!” Após a Liturgia da Palavra, acontece a Bênção da água. Em seguida, estando nossas velas acesas na única luz, que expressa a presença de Cristo, Luz do Mundo, no coração daquela Liturgia, assim a Igreja nos dirige a palavra: “Meus irmãos e minhas irmãs, pelo mistério pascal fomos, no batismo, sepultados com Cristo para vivermos com ele uma vida nova. Por isso, terminados os exercícios da Quaresma, renovemos as promessas do nosso batismo, pelas quais já renunciamos a satanás e suas obras, e prometemos servir a Deus na Santa Igreja Católica”. Segue-se o diálogo de quem preside a Liturgia com o Povo de Deus e a aspersão com a água, no selo das palavras pronunciadas. Completa-se a mais expressiva de todas as liturgias da Igreja com a Eucaristia.

Na Liturgia da Luz, estamos com Cristo ontem e hoje, Princípio e Fim, Alfa e Ômega. A ele o tempo e a eternidade, a glória e o poder, pelos séculos sem fim! Ele que diz: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não caminha nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12). “Esta noite lava o crime, liberta o pecador de seus grilhões, dissipa o ódio e dobra os poderosos, enche de luz e paz os corações! Na graça desta noite o vosso povo acende um sacrifício de louvor; acolhei, ó Pai santo, o fogo novo: não perde, ao dividir-se, o seu fulgor!” (Precônio Pascal). Iluminados por Cristo, Luz do Mundo, no Batismo nenhuma noite permanecerá escura, mas será clara como o dia!

Deixe seu comentários

Comentário