FORMAÇÃO

“Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura"

As palavras da Virgem Maria demonstram, ao mesmo tempo, a preocupação e o cuidado com que os santos esposos nutriam por Jesus, mas, nestas palavras da Virgem Maria, está algo muito importante e salutar que devemos observar com mais atenção, pois este fato nos revela um grande devotamento de São José à Sagrada Família, a quem o Anjo o incumbiu de proteger e guardar.

O cuidado que José e Maria nutriam pelo Menino Deus era tão grande, que não passava no coração deles perdê-Lo de vista ou mesmo cair em desleixo, pois a viagem se fazia entre todos os parentes da família, e José e Maria sabiam que os familiares estariam atentos à presença de Jesus em seu meio, já que a história de seu nascimento não foi tão fácil, como o fato de, dias antes de Jesus nascer, irem a Belém na Judeia para o recenseamento onde não tinham casa nem lugar para pouso; e meses após o nascimento, fugir para o Egito para escapar do massacre de Herodes.

Foto: Canção Nova

Aqui, quero destacar algo muito importante que é o chamado do homem a servir, proteger, cuidar, defender e zelar por sua família, a quem, nos moldes tradicionais e por lei divina, deixa seu pai e sua mãe e se une a sua mulher para formar uma nova família e ser sinal da paternidade de Deus a seus filhos. Nesta certeza de que este é o modelo querido por Deus, São José em nada deixou a desejar a Jesus e Maria, pois sua honradez, o seu serviço e o seu zelo eram tamanhos, que a admiração de Jesus e Maria eram constantes; ao mesmo tempo que sua confiança em tudo que São José lhes confidenciava era como uma pérola preciosa a encher o coração imaculado de Maria de admiração pelo nosso Patriarca.

Essa Sagrada Família, São José a fundou com a Virgem Maria para ser o modelo para toda a humanidade de todos os tempos. A Igreja, ao longo dos tempos, foi cada vez reconhecendo a Família como a célula mater da sociedade de onde deriva todo ordenamento social e moral. O que temos visto na atualidade é a desordem moral e social, porque se tem atacado justamente a família e tentado desmoralizá-la em seu modelo tradicional; em vez de se criar ambientes de unidade entre homem e mulher, se incentivam e buscam rivalidades, descontroem a figura do homem e a sua paternidade.

Colocam o homem apenas como um ser dominador e machista, e se esquecem de enaltecer que o homem cresce e amadurece no servir, em sua honradez e em sua bondade como foi São José, que é modelo para os homens, pois ninguém serviu melhor que ele, jamais houve alguém tão honrado a ponto de o próprio Deus feito homem chamá-lo de pai e ter suas necessidades atendidas por ele. A sua bondade foi tão grande e tão exaltada, que a sua Missão de proteger o Filho de Deus não terminou com sua morte, mas se prolonga por toda a eternidade, pois Deus sabe que pode contar com José.

A humanidade inteira encontra em José e Maria o modelo de homem e mulher que agradam a Deus, pois Maria, a nova Eva, rompe a desobediência e se inclina para que se faça a vontade do Senhor. José, como novo Adão, não se confunde ao ouvir a voz de Deus, já desperta e coloca em prática tudo o que o Altíssimo lhe ordena.

Enquanto a humanidade, de forma especial os homens, não se voltar a São José para nele buscar o modelo de masculinidade e virilidade queridos por Deus, nossa sociedade estará fadada ao fracasso, pois, com a infantilização do homem, que cada vez mais se recusa ao sacrifício buscando de forma frenética o seu próprio prazer e numa rivalidade nunca tão vista com as mulheres, estaremos sempre a ver em nossa sociedade crianças em corpo de homem, pois são incapazes do sacrifício de assumir uma família e lhe dar dignidade.

São José não deixa de inspirar e de ser um modelo a todas as gerações. Nesses mais de 2 mil anos de cristianismo, parece ser tão urgente entre os homens buscar São José, seja o jovem que busca dar sentido a sua vida e seu lugar na sociedade, ao pai de família, ao sacerdote que se ocupa das coisas do Senhor, São José é um referencial, pois, como jovem, esteve entregue e atento à voz de Deus; como pai de família, foi um homem honrado em seu lar, não foi sacerdote, mas educou o Sumo e Eterno sacerdote Nosso Senhor Jesus Cristo; e para todos os demais, São José é exemplo. Se nos voltarmos a ele, nos apresentará Jesus e Maria.

Não tenhamos receio de ser de São José, pois sua paternidade espiritual é real e muitas pessoas só conseguirão aproximar-se de Jesus estando perto de São José.

Deus abençoe você!  Viva São José!

Livro Práticas Devocionais a São José
Já disponível!

Deixe seu comentários

Comentário