A Epifania do Senhor

A festa ou folia de Reis Magos (Epifania – manifestação do Senhor) como é conhecida e festejada em algumas localidades do Brasil, no Oriente é celebrada com mais ênfase que o próprio dia do Natal, devido a grande devoção que se presta lá a este acontecimento. O que realmente celebramos no dia 06 de janeiro é a festa da Epifania, a manifestação de Deus ao mundo e também aos povos pagãos, para se cumprir o que diz o Evangelho de Mateus “…para salvar o seu povo de seus pecados.” (conf Mt 1,21)

Além do Evangelho de São Mateus, há documentos apócrifos no Vaticano (afirma o Prof. Felipe Aquino), muito antigos e de grande valor, que relatam a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Há um mosaico sobre eles em Ravenna, Itália, do século 6, com os nomes dos três reis magos do oriente. A palavra “mago” era empregado para o “sábio”, especialmente aos sacerdotes da Caldeia que foram os primeiros a estudar a astronomia no mundo. Mago aqui nada tem de esotérico.

“A epifania é a manifestação de Jesus como Messias Israel, Filho de Deus e Salvador do mundo” | Foto ilustrativa: Julián Iglesias via Cathopic

O grande doutor da Igreja São Beda, o Venerável (673-735), muito respeitado, que foi monge beneditino na Inglaterra, historiador, pesquisou e escreveu sobre os Reis Magos, e foi o primeiro a escrever seus nomes. Segundo ele, “Melquior tinha setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, na Caldeia. Gaspar era jovem de vinte anos, e teria partido de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz”. Gaspar significa “aquele que vai inspecionar”; Melquior quer dizer: “Meu Rei é Luz”, e Baltasar “Deus manifesta o Rei”. Nota-se, então, que eles não vieram do mesmo lugar… mas os três viram o sinal misterioso da Estrela de Jesus que os guiou até o lugar de seu nascimento do Menino Deus. Para São Beda e para os doutores da Igreja, os três representavam as três raças humanas existentes, os reis e os povos de todo o mundo.

O Catecismo da Igreja Católica no parágrafo §528 diz que:

“A epifania é a manifestação de Jesus como Messias Israel, Filho de Deus e Salvador do mundo… Nesses “magos”, representantes das religiões pagãs circunvizinhas, o Evangelho vê as primícias das nações que acolhem a Boa Nova da salvação pela Encarnação. A vinda dos magos a Jerusalém para “adorar ao Rei dos Judeus” mostra que eles procuram em Israel, à luz messiânica da estrela de Davi, aquele que será o Rei das nações. Sua vinda significa que os pagãos só podem descobrir Jesus e adorá-lo como Filho de Deus e Salvador do mundo voltando-se para os judeus e recebendo deles sua promessa messiânica, tal como está contida no Antigo Testamento. A Epifania manifesta que “a plenitude dos pagãos entra na família dos patriarcas” e adquire a “dignidade israelítica”. (n.528)

Para experimentar esta Epifania precisamos estar com os olhos voltados para o Alto, assim como os reis magos que estavam sempre a olhar para a Estrela de Belém que indicaria o local exato em que o Menino Deus se manifestaria aos pagãos que o reconhecem como o Senhor e Salvador. Não há ninguém neste mundo que Deus não tenha incluído em Seu plano de salvação, mas é necessário que estas pessoas saibam disso e que aceitem este plano de salvação de Deus. Sinal disto é que estes três reis magos como nos diz as Sagradas Escrituras mesmo sendo pagãos acreditavam nas profecias bíblicas (Sl 71, 10-17) do Messias descendente de Davi que teria um reino eterno.