SOLENIDADE

A maternidade divina de Maria

Ao refletir sobre a maternidade divina da Virgem Maria, podemos lançar o olhar sobre os Evangelhos que afirmam que Maria é a Mãe de Jesus (Jo 2,1; 19,25); no Evangelho de São Lucas Maria é aclamada por Isabel como a Mãe do Salvador, sob o impulso do Espírito Santo, antes mesmo do nascimento do seu Filho: “Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar?” (Lc 1,43). Este título, é confirmado pelo Magistério da Igreja:

Com efeito, Aquele que ela concebeu do Espírito Santo como homem e que se tornou verdadeiramente seu Filho segundo a carne não é outro que o Filho eterno do Pai, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade. A Igreja confessa que Maria é verdadeiramente Mãe de Deus (Theotókos)” (CIC 495).

:: Somos Senhor tua Igreja que aguarda e apressa Sua vinda gloriosa

Sabemos que cabe ao Magistério da Igreja interpretar com autenticidade a Palavra de Deus escrita ou transmitida. Essa autoridade confiada à Igreja é exercida em nome de Jesus Cristo e “foi confiado aos bispos em comunhão com o sucessor de Pedro, o bispo de Roma” (CIC 85). Sendo assim, a Igreja se lança, desde os primeiros séculos, no ofício de ensinar o que foi transmitido pela Palavra de Deus. A Igreja desempenha este papel com a consciência de que é conduzida por um mandato divino, onde sempre é auxiliada pela assistência do Espírito Santo.

Para garantir que a essência da fé Católica seja preservada, o Magistério da Igreja se empenha na definição dos dogmas: “os dogmas são luzes no caminho da nossa fé que o iluminam e o tornam seguro” (CIC 89); eles garantem que o depósito da fé seja preservado no coração dos fiéis. Já nos primeiros séculos, na defesa da fé, a Igreja precisa combater as primeiras heresias que nesta época, mais do que a divindade de Cristo, negavam sua humanidade verdadeira. Neste contexto, define-se no Concílio de Éfeso, o primeiro dogma mariano: Maria é verdadeiramente Mãe de Deus (Theotókos).

Foto ilustrativa: cancaonova.com

Esta solenidade que proclama “Santa Maria Mãe de Deus” é comemorada pela Igreja no dia primeiro de janeiro. É a primeira festa mariana que apareceu na igreja Ocidental. O título “Mãe de Deus” é atribuído oficialmente a Maria no século V, no Concílio de Éfeso ocorrido, no ano de 431. Nesta época, havia intensos debates em que se questionavam sobre a pessoa de Cristo – negavam que Jesus Cristo é Verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Dessa forma, surgiram várias heresias e, dentre elas, a heresia nestoriana, que via em Cristo uma pessoa humana unida à pessoa divina do Filho de Deus. Diante desta heresia, a Igreja se levanta na defesa da fé e São Cirilo de Alexandria e o III Concílio Ecumênico, reunido em Éfeso em 431, confessaram que:

O Verbo, unindo a si em sua pessoa uma carne animada por uma alma racional, se tornou homem”. A humanidade de Cristo não tem outro sujeito senão a pessoa divina do Filho de Deus, que a assumiu e a fez sua desde a concepção. Por isso o Concílio de Éfeso proclamou em 431, que Maria se tornou de verdade Mãe de Deus pela concepção humana do Filho de Deus em seu seio: “Mãe de Deus não porque o Verbo de Deus tirou dela sua natureza divina, mas porque é dela que ele tem o corpo sagrado dotado de uma alma racional, unido ao qual, na sua pessoa, se diz que o Verbo nasceu segundo a carne. (CIC 466)

Segundo o Papa Bento XVI (2008), o título “Mãe de Deus”, Theotókos, confirma a devoção do povo cristão já a partir do século III. Com este título “foi solenemente confirmada, por um lado, a unidade das duas naturezas, a divina e a humana, na pessoa do Filho de Deus (cf. DS, n. 250) e, por outro, a legitimidade da atribuição à Virgem do título de Theotókos, Mãe de Deus”. A partir de então, houve uma verdadeira explosão de devoção mariana e foram construídas várias igrejas dedicadas à Mãe de Deus, dentre elas, a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Além disso, no Concílio de Calcedónia (451) Cristo foi declarado “verdadeiro Deus e verdadeiro homem, nascido de Maria Virgem e Mãe de Deus, na sua humanidade, para nós e para a nossa salvação”.

E o Concílio Vaticano II reuniu no oitavo capítulo da Constituição dogmática sobre a Igreja Lumen gentium, a doutrina sobre Maria, reafirmando a sua divina maternidade. O capítulo intitula-se: “A Bem-Aventurada Virgem, Mãe de Deus, no mistério de Cristo e da Igreja”. O Papa Bento XVI acentua a missão de Maria na história da alvação e convida-nos a concentrarmos o olhar na natividade do Filho de Deus, especialmente no presépio, quando no centro deste cenário “encontramos a Virgem Mãe que oferece o Menino Jesus à contemplação de quantos vão adorar o Salvador”. Ela nos oferece seu Filho como Mãe da Igreja, mas “também Mãe de cada um de nós, que somos membros do Corpo místico de Cristo”.