A vida é uma missão

“Evangelizar é dar uma vida que se vive”

Caminhamos, neste mês de outubro, com a Igreja e como Igreja, recordando a nossa vocação batismal de sermos missionários.

A vocação para a missão é confiada a nós desde o momento em que somos batizados, pois ali o Senhor nos consagra e nos envia para sermos testemunhas do seu Amor transformador. 

“É preciso aceitar este desafio! E você? Quer assumir a sua vida como missão e gerar vida onde quer que você esteja?!” | Vytautas Markūnas SDB via Cathopic

É claro que essa vocação passa por um processo de amadurecimento, à medida que a nossa fé vai sendo lapidada, fundamentada, solidificada através da vida paroquial, vida sacramental e de oração.

Padre Jonas sempre nos ensinou que “Evangelizar é dar uma vida que se vive”, e o Papa Francisco afirma que “A missão é o oxigênio da vida cristã”.

Ora, com essas afirmações, estamos diante de uma realidade: a vida é uma missão!

Acesse também:
::O amor do Pai
::Família: um dom de amor do Pai
::Chamado de Deus: Lançai as redes

No livro do profeta Isaías, o Senhor nos fez um apelo: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.” (cf. Is 6). E este apelo é feito diariamente a cada um de nós, dentro da nossa realidade, do nosso estado de vida, da nossa vocação específica.

São Josemaria Escrivá dizia: “Não nos criou o Senhor para construirmos aqui uma Cidade definitiva, porque este mundo é caminho para o outro, que é morada sem pesar. No entanto, os filhos de Deus não devem desinteressar-se das atividades terrenas, em que Deus os coloca para santificá-las, para impregná-las da nossa fé bendita, a única que traz verdadeira paz, alegria autêntica às almas e aos diversos ambientes”.  É aí neste ponto que o senhor nos chama a sermos missionários! 

Sabemos que o mundo de hoje está cheio de ‘falácias’ e que as palavras soltas sem uma vida coerente e testemunhada, já não produz efeito na vida das pessoas. Somos chamados, primeiramente, a solidificar a nossa amizade com Deus, a sermos íntimos do seu Coração e a permitir que Ele transforme nossa mentalidade, nossa forma de agir. Realmente, vivermos um processo de conversão autêntica.

E enquanto estamos nesse processo, o Senhor já nos coloca dentro da nossa realidade para sermos portadores, arautos do seu Evangelho. Muitas vezes sem falar, mas deixar que a vida de Deus em nós fale mais alto.

Que vivamos a nossa vida com essa dinâmica da missão, para que, onde quer que estejamos, esteja Deus ali através de nós. Do nosso olhar misericordioso, das nossas palavras que edificam, da nossa alegria que contagia, da nossa esperança neste mundo imediatista, da nossa fé nesse mundo que acredita em tanta coisa, mas não crê em mais nada. E principalmente da nossa capacidade de amar: pois o Amor tudo pode transformar! 

Quando olhamos para a nossa vida nesta perspectiva de missão, ela ganha sentido. Saber que Deus ‘quer precisar’ de nós, deve gerar em nosso coração um ardente desejo de viver! Pois ele conta conosco para que o Seu Reino seja estendido neste mundo, onde Ele não tem lugar nem vez.

Ele mesmo nos disse que veio até nós para nos dar vida, e vida em abundância, e essa vida não é só para nós, é para os nosso amigos, filhos, cônjuge, familiares, colegas de trabalho, de faculdade, de escola, vizinhos, enfim para todos. E muitos ainda estão na ‘miséria’ da existência humana, porque não se encontraram com Aquele que é a Fonte da Vida. E se nós a encontramos, não podemos a deter nem reter! É preciso dar! E quanto mais damos, mais possuímos. A matemática do céu é diferente!

Mas é preciso aceitar esse desafio! E você? Quer assumir a sua vida como missão, e gerar Vida onde quer que você esteja?!

O Senhor, mais uma vez ,faz o apelo: A quem enviarei, e quem há de ir por nós?

Agora é a sua vez! Ele espera por sua resposta! 

Deixe seu comentários

Comentário