SANTO DO DIA

Como São Tiago, aprendamos a superar as adversidades com alegria

São Tiago Nasceu em Betsaida, às margens do Mar da Galileia, filho de Zebedeu e Salomé, irmão de São João Evangelista. Também chamado de maior em relação ao outro Tiago, filho de Alfeu, chamado de menor. Era de família de pescadores e tinham sociedade com Pedro e André. Foi um dos primeiros discípulos chamados por Jesus e fazia parte dos três discípulos mais próximos de Jesus ao lado de Pedro e João. Aparece na Transfiguração, na ressurreição da filha de Jairo e no Jardim das Oliveiras. Ele também é citado como testemunha da terceira aparição de Jesus ressuscitado no lago de Tiberíades.

:: Sejamos transformados pela graça de Deus

Um dos fatos marcantes na vida de São Tiago e seu irmão João foi o apelido dado por Jesus de “filhos do trovão”, conforme o Evangelho de Marcos 3,17. Pois quando passavam por Samaria, os samaritanos se recusaram a receber Jesus, e Tiago pede a Jesus se poderiam mandar cair fogo do céu sobre eles, mas foi repreendido por Jesus que disse: “Não vim para perder, mas para salvar as pessoas”.

“Deus cuida de todos os seus escolhidos.” | Foto ilustrativa: cancaonova.com

Um outro fato curioso de São Tiago é quando sua mãe Salomé pede a Jesus para que seus dois filhos, Tiago e João, fossem colocados um a sua direita e outro a sua esquerda, quando viesse em Sua glória. Jesus responde ao pedido dizendo aos dois irmãos se eles beberiam do mesmo cálice de sofrimento que Ele (Jesus) beberia. Eles responderam que sim. Jesus respondeu que eles participariam deste cálice, mas o sentar à direita ou à esquerda dele somente o Pai é quem determina.

Leia mais:
:: Providência Divina: É a mão amorosa de Deus conduzindo
:: O que a Virgem das Dores nos ensina?
:: Canção Nova, a Casa da Misericórdia

Depois de Pentecostes, São Tiago foi evangelizar a Província Romana da Espania, e depois regressou à Judeia onde foi martirizado. São Tiago foi o primeiro apóstolo a receber o martírio. Seu corpo foi levado para Galiza e sepultado nos arredores da cidade, num campo que, posteriormente, foi chamado de Compostela (campo da estrela). Consta que, em 814, um eremita chamado Pelaio viu uma luz sobre este campo e foi averiguar; ali, ele encontrou o túmulo de São Tiago, sobre o qual foi construída a Basílica de Santiago de Campostela. Tornou-se, portanto, um Santuário que atrai peregrinos do mundo inteiro, fazendo um itinerário espiritual também chamado caminho de Santiago.

Para a Igreja que está alicerçada sobre os doze apóstolos do Cordeiro, São Tiago traz este testemunho forte da fé no Cristo que morreu e ressuscitou, fazendo de sua vida um testemunho fiel à mensagem que recebeu de Jesus, participando do mesmo cálice de Cristo. Olhando para São Tiago, reforcemos a nossa fé com toda alegria, pois seu testemunho nos dá a firmeza de que precisamos para enfrentar todas as adversidades, sabendo que Deus é fiel e sua salvação é garantida, pois Ele cuida de todos os seus escolhidos.

Oração a São Tiago Maior

“Apóstolo São Tiago, escolhido entre os primeiros, tu foste o primeiro a beber no cálice do Senhor, e és o grande protetor dos peregrinos; faz-nos fortes na fé e alegres na esperança, em nosso caminhar de peregrino seguindo o caminho da vida de Cristo e alenta-nos para que finalmente alcancemos a glória de Deus Pai. Que Assim seja. Amém.”

Deixe seu comentários

Comentário