CONFIRA!

Por que a Igreja dedica o sábado a Virgem Maria?

O Sábado Santo é o dia da redução da Igreja a uma pessoa: a Virgem Maria

Chegamos ao Sábado, dia dedicado a Nossa Senhora. E por que a Igreja dedica o sábado a Virgem Maria? São Bernardo, São Tomás e São Boaventura, grandes teólogos dos séculos XII e XIII, nos ensinam que, no Sábado Santo, que antecede o Domingo da Ressurreição, enquanto Jesus estava no túmulo, todos o que O acompanhavam O abandonaram, porém, Sua Mãe Maria não! Ela continuou a acreditar.

:: Qual a importância do Santo Rosário?

O Sábado Santo é o dia da redução da Igreja a uma pessoa: a Virgem Maria. Quando Jesus foi sepultado, a fé desapareceu da face da Terra e sobreviveu num único Coração, o Coração da Mãe. E este sucumbir da fé se apresenta pela corrida dos apóstolos e das mulheres ao túmulo de Jesus na manhã do domingo.

Que, a partir de hoje, você reze orações a Virgem Maria com mais afinco em todos os sábados | Foto ilustrativa: Comunicação do Santuário do Pai das Misericórdias

Você já se perguntou o porquê da Virgem Maria não ter ido também ao túmulo encontrar-se com Jesus? Ela, que esteve aos pés da Cruz, que recebeu Seu Filho morto em seus braços, que viu o Filho ser colocado no túmulo, ela não se juntou às mulheres que foram levar perfume, pois essas foram buscar Jesus morto no túmulo, porque morta estava a fé delas. Maria, porém, estava ciente da ressurreição de Jesus, pois Ele já havia predito que ressuscitaria no terceiro dia. Nossa Senhora não vacila na fé!

Devoção Mariana

Diante disso, a Igreja primitiva sempre escolheu o sábado para honrar a Virgem Maria e devotar a Ela as suas orações. Com o tempo, essa devoção foi se tornando cada vez mais popular, e a Santa Igreja fora estabelecendo atos litúrgicos, ofício e Santa Missa em honra a Nossa Senhora.

Algumas confrarias realizavam suas reuniões aos sábados e as chamavam Fraternidade dos sábados ou Confraria dos sábados. As sete dores de Maria foram comemoradas em sete sábados consecutivos. Os quinze sábados, antes da liturgia em honra a Maria como Rainha do Rosário [07 de outubro], recordavam as quinze dezenas do rosário.

Confira também:
:: Domingo: Dia do Senhor
:: Segunda: Dia dedicado ao Espírito Santo e às almas do purgatório
:: Terça: Dedicado aos Santos Anjos da Guarda
:: Quarta: Dia dedicado a São José
:: Quinta: Dedicado a Adoração Eucarística
:: Sexta: Recordamos a Paixão de Jesus

A devoção crescente em honra da Imaculada Conceição estimulada pelos Franciscanos contribuiu para promover os sábados em honra da Virgem Maria. Em 1633, um Capítulo da Ordem determinou que a Santa Missa, em honra deste mistério, era para ser comemorada aos sábados. Os franciscanos estimularam também a recitação do Ofício da Imaculada Conceição, escrito pelo Frei Bernardino de Bustis, no século XV, e ainda hoje é recitado aos sábados por muitos católicos.

E a própria Virgem Maria, quando apareceu a vidente irmã Lúcia, em Fátima, pediu que se fizesse a devoção reparadora dos cinco primeiros sábados.

Portanto, meus irmãos, que, a partir de hoje, você reze com mais afinco, orações a Virgem Maria em todos os sábados. Reze o Ofício da Imaculada, as 1000 Ave-Marias, o Santo Rosário, a Devoção dos Cinco primeiros sábados. Enfim, esteja nas mãos da Mãe de Jesus todos os dias, e de forma especial nos sábados.

Deus abençoe sua vida pelas mãos da Virgem Maria!