DEVOÇÕES SEMANAIS

Quartas-Feiras: Dia dedicado a São José

Quarta-feira é o dia dedicado a São José e à boa morte

Quarta-feira é o dia que, tradicionalmente, devotamos nossas orações a São José e à boa morte. A Igreja nos ensina que, a respeito da natureza das orações, há dois tipos de cultos: Latria e dulia. A Latria é reservada apenas a Deus (Pai, Filho e Espírito Santo); a Dulia é culto prestado a Deus por meio de alguma mediação, também chamado de veneração, este é dedicado aos santos em geral.

A dulia pode se subdividir em três: a Hiperdulia, reservada para a Virgem Maria; a dulia, dedicada aos santos; e a Protodulia, reservada para São José. Diferenciando-se de todos os santos, São José é merecedor de um culto de veneração especial em honra ao grau preeminente de sua paternidade, dignidade e santidade, ficando atrás apenas da Virgem Maria.

Nosso guardião

Em 1889, o Papa Leão XIII publicou a encíclica Quamquam Pluries, na qual ensina que: “É certo que a dignidade da Mãe de Deus repousa tão alto que nada pode ser mais sublime, mas porque um nó conjugal se apertou entre a Santíssima Virgem e José, não há dúvida de que, daquela altíssima dignidade, pela qual a Mãe de Deus domina todas as criaturas, ele se aproximou mais do que qualquer outra pessoa.

Sendo a união a mais alta sociedade e amizade, a qual por sua natureza está unida à comunhão dos bens, segue-se que, se Deus deu José a Virgem como esposo, não deu apenas como companheiro de vida, testemunha da virgindade e guardião da honestidade, mas também para participar, pelo pacto conjugal, da sua sublime grandeza”. Em nossos dias, o casamento e a família estão sob ataque.

Nosso Senhor Jesus e Sua Mãe Maria Santíssima querem que conheçamos e sejamos consagrados a São José porque não há pai ou marido que saiba mais sobre a santidade do casamento e da família ou sobre o amor abnegado exigido dos pais e maridos do que São José. Sua missão paterna continua no céu! Assim como ele protegeu a Sagrada Família das mãos de Herodes, educou Seu Filho Jesus, proveu para a casa de Nazaré; ele continua sendo nosso guardião, protetor amoroso e defensor destemido. São José, pai, educador e protetor de Jesus também é pai, protege e educa a Igreja.

Ele é o modelo de paternidade santa! Diante das grandes crises de identidade que o mundo vive hoje, muitos homens não sabem exercer o seu ser varonil para proteger, prover e amar sua esposa. Muitos homens não sabem lidar com a educação dos filhos, não sabem viver a paternidade. Portanto, precisamos recorrer a São José para que nos ensine a sermos pais. Depois de Cristo, ele é o modelo de masculinidade heroica. Ele é o defensor do casamento, da castidade e da própria vida. É a chave para superar a confusão antropológica tão prevalente em nossos tempos.

Voltando-se para São José, a Igreja também nos convida a rezar pela boa morte nas quartas-feiras, isso porque São José é o patrono dos moribundos. Ele teve uma morte santa e feliz. Ele morreu olhando para Jesus e descansando nos braços de Maria. Santo Afonso Maria de Ligório diz que Jesus lhe garantiu (a São José) o privilégio especial de salvaguardar os moribundos contra as ciladas de Lúcifer, assim como ele o salvou das tramas de Herodes.

Por isso, podemos e devemos recorrer ao pai nutrício de Jesus também para que tenhamos uma boa morte. “A devoção a São José é uma das graças mais excelentes que Deus pode conceder a uma alma, pois equivale a revelar todo o tesouro das bênçãos do Senhor. Quando Deus deseja elevar uma alma, Ele a une a São José, dando-lhe um forte amor por este bom santo.” (São Pedro Julião Eymard). Meus irmãos, que, a partir de hoje, possamos invocar o Glorioso São José todos os dias, mas especialmente nas quartas-feiras, nos unindo a toda a Igreja.

Tenhamos a certeza de que passaremos a ter uma vida espiritual e física muito mais abençoada. Deus abençoe! São José, valei-nos!