SÉRIE DO DONS

O Dom da Piedade

O Dom da Piedade ajudará cada pessoa que quer caminhar na graça de Deus a ser santo

O Dom da Piedade pode ser chamado de Dom Infuso ou de Santificação, pois, ao recebermos o Espírito Santo em nosso batismo, somos contemplados com este dom gratuitamente por meio da graça de Deus que agirá em nós durante toda a nossa existência terrena. Acompanhado dos outros dons infusos, o Dom da Piedade ajudará cada pessoa que quer caminhar na graça de Deus a ser santo.

“Dai-me o Dom da Piedade, para que assim Te ame cada vez mais.” | Foto ilustrativa: Carlos Francisco @Cathopic

Um Dom sublime

Tudo é graça de Deus. Somos, nos movemos e tudo que fazemos é porque Deus quer. Assim, o Dom da Piedade foi concedido para “fazer-nos conhecer aquele que nos chamou para a sua glória e virtude” (2 Pd 1,3). Trata-se de um dom sublime, pois nos leva a querer estar próximos de Deus. Só por meio dele é que somos capazes de amar a Deus sobre todas as coisas. Talvez você conheça aquela pessoa que, muitas vezes, é taxada como “beata da Igreja”, geralmente, são essas pessoas que exalam exteriormente o Dom da Piedade. É uma graça! Não se trata apenas de ter as mãozinhas postas e o rosto virado para o lado, mas de uma verdadeira coerência no amor para com Deus e com os outros.

Leia mais:
:: O Dom do Temor a Deus
:: O Dom da Sabedoria
:: O Dom da Inteligência
:: O Dom da Ciência

As pessoas piedosas são zelosas, buscam agradar a Deus, oram constantemente, não têm dificuldades em fazer jejuns e mortificações pela salvação das almas. Exemplo de almas assim são as dos três pastorinhos de Fátima: Francisco, Jacinta e Lúcia. Mesmo nos poucos anos de vida que tinham, faziam mortificações duríssimas pelas almas do purgatório e a conversão dos pecadores do mundo inteiro.

Pedindo o dom

A Palavra de Deus em 2 Timóteo afirma que, nos últimos dias, haverá um tempo bem difícil. Vejamos o que está escrito: “Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons, traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus, ostentarão a aparência de piedade, mas desdenharão a realidade. Dessa gente, afasta-te!”(2 Tm 3,1-5).

Percebemos que, cada vez mais, os tempos estão difíceis. Estamos nos tempos de verdadeiro ódio para com Deus e de grande impiedade. Há esfriamento até mesmo por pessoas que tiveram um encontro com Jesus. No entanto, precisamos combater todo esse mal e ficar firmes na . Tudo irá passar e nosso final deve ser em Deus. Por isso eu o convido a rezar assim comigo nesta hora: Senhor Jesus, peço o Teu Santo Espírito. Vem em meu auxílio, pois tão fraco sou. Necessito da Tua graça para não cair. Dai-me o Dom da Piedade, para que assim Te ame cada vez mais. Quero ser íntimo Teu, Senhor. Que a minha conduta apresse a Tua volta e, quando o Senhor vier ou eu for para Ti, que esteja em paz, puro e santo. Vinde, Senhor Jesus!

Deixe seu comentários

Comentário