QUINTA-FEIRA SANTA

Entenda o significado da Missa dos santos óleos

Uma celebração litúrgica em que são abençoados e consagrados os óleos utilizados na administração dos sacramentos da Igreja Católica

A Missa dos Santos Óleos é uma celebração litúrgica que ocorre durante a Semana Santa, na Quinta-feira Santa, em que se abençoam e se consagram os três óleos utilizados na administração dos sacramentos da Igreja Católica: o óleo do crisma, o óleo dos catecúmenos e o óleo dos enfermos.

Essa celebração é de grande importância para a Igreja Católica, pois os óleos consagrados são utilizados ao longo de todo o ano em diversas cerimônias sacramentais, como o batismo, a confirmação, a ordenação sacerdotal e a unção dos enfermos. O óleo do crisma é utilizado no batismo, na confirmação e na ordenação sacerdotal. Ele simboliza a unção do Espírito Santo sobre aqueles que recebem esses sacramentos, dando-lhes força e coragem para enfrentar os desafios da vida cristã.

Foto: Cathopic -@jaocampoz

O óleo dos catecúmenos é um dos óleos sagrados utilizados na celebração do batismo na Igreja Católica.  Ele é utilizado para ungir o peito do catecúmeno, simbolizando a proteção divina e a força que ele recebe para resistir às tentações e aos desafios da vida cristã. Além disso, a unção com o óleo dos catecúmenos é uma expressão de união do catecúmeno com a longa tradição da Igreja Católica, reforçando sua fé e sua relação com Deus.

Com isso, a Igreja reafirma a importância da unção com este óleo sagrado como um gesto sacramental de proteção divina e fortalecimento da fé. O óleo dos enfermos é utilizado na unção dos enfermos, sacramento destinado àqueles que estão doentes ou em perigo de morte. Ele pode ajudar no processo de cura espiritual e física que a graça divina quer trazer aos que sofrem.

A Missa dos Santos Óleos é uma celebração que envolve não apenas a consagração dos óleos, mas também a renovação das promessas sacerdotais feitas pelos padres e bispos durante sua ordenação. É uma oportunidade para que nós, como comunidade católica, possamos nos reunir e renovar nosso compromisso com a Igreja e com a fé. Além disso, a celebração da Missa dos Santos Óleos também é uma oportunidade para que nós, como fiéis, nos aproximemos da história e da tradição da Igreja Católica.

A liturgia da Missa inclui orações e hinos que remontam aos primeiros séculos do cristianismo, e a consagração dos óleos é um gesto que remonta ao Antigo Testamento, quando a unção com óleo era utilizada para consagrar profetas, reis e sacerdotes.

Por fim, a Missa dos Santos Óleos é uma celebração de grande significado para a Igreja, que tem como objetivo abençoar e consagrar os óleos utilizados nos sacramentos, renovar as promessas sacerdotais e fortalecer a comunidade de fiéis em sua jornada de fé. Participar dessa celebração pode ser uma oportunidade única de se viver a comunhão com a história e a tradição da Igreja e de renovar o compromisso com a nossa fé.