É NATAL

Hoje, nasceu para nós o Salvador que é Cristo o Senhor!

Eu desejo que você possa, neste Natal, permitir que o Salvador nasça em seu coração!

A passagem que dá título a este texto pode ser encontrado no evangelho de São Lucas no capítulo 2, versículo 10. Ela é a frase do anjo do Senhor, no momento em que é proclamado aos pastores que estavam na região de Belém, a boa-nova do natal, do nascimento de Jesus. De uma forma poética e, portanto, um pouco diferente, padre Jonas também cantou esta verdade na sua música Glória a Deus.

:: A caridade jamais acabará

O anúncio do anjo aos pastores é a confirmação da promessa de libertação do povo de Israel, além de toda a beleza que envolveu o nascimento de Jesus. Porém, quando olho para este anúncio (que é por essência maravilhado) sem seu contexto e sem uma visão espiritual, ele pode ser considerado ineficiente. A verdade é que ninguém espera o nascimento (falando de uma gestação) de um salvador, espera-se a manifestação do mesmo, ou seja, a sua chegada triunfante, trazendo consigo a libertação esperada.

Pensar que após tanto tempo esperando o cumprimento de uma promessa, da tão sonhada libertação, o Salvador não passa de um bebezinho, de um ser indefeso, totalmente dependente é uma decepção. Pois, após o nascimento, é necessário um longo caminho a ser percorrido. O bebê tem que crescer, aprender tudo que está relacionado a uma guerra, formar um exército, ter poderio suficiente para combater a maior potência militar, até então conhecida (império romano) cumprir tudo isso exigiria muito tempo. Ou seja, todas essas questões poderiam gerar não uma alegria, mas uma desilusão e até mesmo a desesperança.

O povo de Israel esperava a manifestação de um messias político, alguém que iria libertar imediatamente o povo da Aliança das mãos do império romano, mas o que os pastores contemplaram foi o rosto puro e belo de um bebê. Mesmo assim, o amor daquele Menino invadiu o coração dos pastores que ficaram maravilhados e voltaram para suas casas louvando e glorificando a Deus.

A frase do anjo diz de uma intervenção amorosa de Deus para com os homens. Deus se manifesta, Ele vem ao encontro do homem. A manifestação de Deus não acontece segundo a maneira de pensar e resolver as coisas de forma humana. Deus se manifesta respeitando o plano da criação e da salvação.

Acesse também:
::O amor do Pai
::Família: um dom de amor do Pai
::Chamado de Deus: Lançai as redes

A cada ano nós temos a oportunidade de celebrar o Natal. A frase do anjo aos pastores deve entrar em nossos corações de forma certeira, fortalecendo a nossa fé e caminhada, pois: nasceu para nós o Salvador, o Messias, o Senhor dos senhores. O tempo do advento deve ser vivido como este período de espera da manifestação de Deus, portanto ele é um tempo de oportunidade. Para que este tempo produza os seus frutos eu não posso tirá-lo do seu contexto, eu não posso querer que ele seja da minha forma, pois não tenho o direito de exigir que Deus se dobre ao que eu penso ou acho.

O advento que nos prepara para o natal é por excelência um tempo de expectativa, esqueça a ideia do caminhão vermelho com um urso branco que vai passar “iluminando” a vida das pessoas e trazendo a “magia do natal”. Na verdade, o caminhão e o que ele traz com ele nada mais é que uma tentativa de nos fazer esquecer a verdade sobre esta data: o natal é a chegada ao mundo do Messias.

A frase faz menção a um nascimento. Tudo o que envolve a chegada do novo membro é cercada de vários sentimentos, preparo e expectativa. O preparo fica mais na dimensão material. Arrumar o lugar onde o bebê irá morar, o que ele irá precisar para sobreviver etc. O cuidado é exterior, nós nos voltamos para o bebê, para o cuidado que ele necessitará.

Porém, a expectativa é uma outra realidade. A espera pela criança que virá ao mundo gera, naqueles que são próximos, um sentimento de ansiedade, de medo, de amor etc. Que são esquecidos após a chegada ao mundo do bebê. Tudo isso tem que ser controlado, pois pode fazer aqueles que esperam adoecer.

Quero convidá-lo a viver este tempo de preparação para o natal, nesta feliz expectativa que envolveu os pastores, quando ouviram o anjo lhes anunciando o nascimento do Cristo.

Eu desejo que você possa, neste natal, permitir que o Salvador nasça em seu coração, mas não se esqueça que o Salvador que esperamos não vem no caminhão vermelho e não é um urso, pois o verdadeiro Salvador não é mágico, ele é Senhor e possui um nome: Cristo.

Deus abençoe

Deixe seu comentários

Comentário