EXERCÍCIO ESPIRITUAL

Como viver bem a Oitava de Natal

Ao longo da história da Igreja, era costume prolongar por oito dias a celebração das grandes festas litúrgicas, com o intuito de aprofundar a meditação do mistério celebrado e dar maior glória a Deus

Ao decorrer da história, essa maneira de celebração se restringiu para as festas da Páscoa e Natal. Em relação ao Natal, no primeiro dia da festa, 25 de Dezembro, é o primeiro de um ciclo de oito dias seguidos, em que a própria liturgia destes dias nos ajuda a aprofundar na meditação da grandeza do mistério celebrado.

De acordo com as orientações do Código de Direito Canônico(1246), em relação à Oitava de Natal, é nosso dever participar da missa, pelo menos, no dia 25 de Dezembro (Natal do Senhor), 1 de Janeiro (Solenidade da Santa Maria, Mãe de Deus) e qualquer domingo(caso haja) entre os dias 25 Dezembro e 1 Janeiro. Obedecer esta orientação eclesial é fundamental para vivermos bem este tempo. Isso nos encaminhará para a comunhão com a Igreja e para a nossa santificação pessoal. Seria um grande erro de nossa parte comemorarmos o Natal sem participarmos de nenhuma missa ou se participarmos fizermos apenas como algo protocolar. Esse mau hábito é coisa de pagão. Infelizmente, muitos que se dizem católicos acabam agindo assim. Não faça isso! Porque, agindo assim, você coloca a sua alma em risco.

Foto: Hijas de María Auxiliadora @sorcatafma by Cathopic

O Natal, diferente da Páscoa, possui nos dias de sua Oitava, as festas: Sagrada Família, Santo Estevão, São João Evangelista, Santos Inocentes e Santa Maria, Mãe de Deus. Todas essas nos apontam para a grande festa do Natal do Senhor, a grandeza do nascimento do Menino Deus, que ofereceu toda a Sua vida para a salvação da humanidade.

Se eu pudesse sugerir um exercício espiritual para este tempo, seria o seguinte:

1. Faça uma boa confissão. É imprescindível estar em estado de graça, a nossa salvação e progresso espiritual depende de estarmos em estado de graça.

2. Dedique alguns minutos nesses dias, de 25 de Dezembro até 01 de Janeiro, para uma breve leitura da liturgia diária. Programe-se, ao longo do seu dia, para que você tenha de 15 a 30 minutos, nos quais você lerá cada uma das leituras da liturgia do dia e, após a leitura, se dedique em meditar sobre o que leu.

3. Reze o santo terço pedindo a graça de progredir na vivência dos seus ensinamentos. Esta é uma oração simples, porém, de profundidade incomensurável. Em cada mistério do terço você poderá meditar sobre um trecho da vida de Jesus.

4. Se possível, participe da Missa todos os dias da Oitava. Como já comentei acima, existem os dias de preceito e, portanto, somos obrigados a participar da Missa, no entanto, nada nos impede de sermos generosos e participarmos de todos os dias da Oitava de Natal. Faça isso se estiver ao seu alcance.

Para concluir, viva bem este tempo, com uma alegria genuína, que não tem nada de euforia, mas é repleta de profunda espiritualidade. Este é o tempo de nos enchermos de esperança no que Deus pode realizar em nossa vida, porém, isso não acontecerá, se não tivermos uma espiritualidade verdadeira. É o tempo propício para nos reunirmos em família, celebrarmos em volta da mesa e desejarmos para todos que encontremos: Feliz Natal!

Jonathan Ferreira
Casado e pai de dois filhos. Missionário da Comunidade Canção Nova, esteve envolvido na missão Revolução Jesus durante alguns anos. Autor do livro: Lumen, no princípio da vida espiritual. Criador do PodCast “Peregrinus”, cujo objetivo é formar as pessoas para se desenvolverem espiritualmente de acordo com o ensinamento da Igreja Católica, colunista do Portal Canção Nova e criador de conteúdo digital, por meio do Instagram @jonathan.oferreira, onde desenvolve um trabalho de formação sobre a fé Católica.