O que é a comunhão espiritual?

Ele quis permanecer conosco

Antes de voltar ao Pai, Nosso Senhor Jesus Cristo quis permanecer no meio dos seus até o fim dos séculos (cf. Mt 26,26-29 e Mt 28,20). Além de Sua presença real na hóstia consagrada, o Filho de Deus deu-se em alimento, para que todos os convidados para o banquete nupcial pudessem participar da vida do Pai aqui na Terra e, um dia, eternamente no Céu.

“Reunir-se para celebrar a Eucaristia é o mesmo que reunir-se para louvar, agradecer, bendizer a Deus.” | Foto ilustrativa: @amorsanto via Cathopic

A própria Palavra de Deus nos traz relatos de que os primeiros cristãos se reuniam e partiam o pão em obediência à ordem de Jesus e de vínculo de união fraterna. (cf. At 2,42.46). A esta união íntima entre Jesus sacramentado e nós, chamamos de “Eucaristia”, que quer dizer ação de graças. Portanto, reunir-se para celebrar a Eucaristia é o mesmo que reunir-se para louvar, agradecer, bendizer a Deus.

Três formas de receber Jesus

Quando participamos da Santa Missa e entramos na fila da comunhão, recebemos Jesus sacramentalmente. Esta é a primeira forma. A segunda é quando não vamos receber a hóstia. O que não me impede de unir-me a Ele espiritualmente. Essa realidade se tornou comum nos anos de 2019 até meados de 2022 em muitos lugares com o surgimento da pandemia. Muitas vezes, as pessoas participavam da Missa por meio da TV, rádio, internet entre outros meios, mas não conseguiam comungar. Diante desta realidade limitadora, as pessoas passaram a comungar espiritualmente. E a terceira forma de receber Jesus é quando se comunga das duas maneiras aqui abordadas, isto é, sacramental e espiritualmente ao mesmo tempo.

Leia mais:
:: O sentido da água benta
:: Dentro de casa, estou sendo misericórdia? 

Comunhão Espiritual

Este artigo tem como cerne a Comunhão Espiritual, mas para chegarmos aqui foi necessário esclarecer outras coisas vistas nos tópicos acima.

Dada a explicação do que é a Comunhão Espiritual e exemplificando-a com a realidade da pandemia que recentemente tivemos, é importante trazer a visão de Santo Afonso Maria de Ligório, o qual nos diz que o “desejo de receber Jesus Sacramentado e dar-Lhe um amoroso abraço, como se já O tivéssemos recebido”, é Comunhão Espiritual. Isso que dizer que, mesmo que as pessoas, por algum impedimento, não consigam receber sacramentalmente Jesus, ela pode unir-se a Ele de uma forma tal qual como a pessoa que conseguiu recebê-lo na Hóstia Santa.

O primeiro mandamento da Igreja é participar da Missa inteira aos domingos e outras festas de guarda, e abster-se de ocupações de trabalho. Muitas pessoas, inclusive as que têm muitos anos de caminhada com Deus, têm o desejo de receber a Hóstia, mas não podem devido a alguma realidade que precisa ser regularizada perante Deus e a Igreja, que é o caso dos que vivem em segunda união. A Igreja permite que essas pessoas possam fazer a sua Comunhão Espiritual todas as vezes que forem à Missa, mas precisam encarar os desafios próprios da castidade e santidade até o processo final de nulidade, caso haja concordância positiva da Santa Sé.

Se você não pode comungar sacramentalmente, porque vive esta realidade ou porque mora em um lugar que não há acesso à Missa com frequência, mais ainda, porque está em situação de pecado grave, NÃO DESANIME. Busque os meios de estar na graça de Deus, lute pela santidade e o desejo de estar no céu, una-se a Jesus que se dá em alimento em todas as Missas. Por isso eu o convido a rezar a oração para a Comunhão Espiritual de Santo Afonso de Ligório.

Oração para a Comunhão Espiritual de Santo Afonso de Ligório

Meu Jesus,
Eu creio que estais presente
no Santíssimo Sacramento do Altar.
Amo-vos sobre todas as coisas,
e minha alma suspira por Vós.
Mas como não posso receber-Vos
agora, no Santíssimo Sacramento,
vinde, ao menos espiritualmente,
ao meu coração.
Abraço-me Convosco como se já
estivésseis comigo:
uno-me Convosco inteiramente.
Ah! Não permitais que torne a
separar-me de vós!

Deixe seu comentários

Comentário