CONVERSÃO

Quarta-Feira de Cinzas, abertura do Tempo Quaresmal

Caro leitor,
Nesta quarta-feira, chamada de Quarta-Feira de Cinzas, em razão da celebração com a bênção e imposição das cinzas sobre as cabeças dos fiéis com as palavras do sacerdote: “convertei-vos e crede no evangelho”. Assim abrimos um tempo litúrgico de 40 dias, com a finalidade de preparar-nos para a grande e solene celebração da Páscoa. A celebração da Páscoa é profundamente significativa para nossa vida, pois nela o Cordeiro sem mancha lavou os nossos pecados pela sua oferta na Cruz, a morte foi vencida pela sua ressurreição, os céus foram abertos para o povo redimido.

:: O que são as penitências quaresmais?

“Convertei-vos e crede no evangelho”. | Foto ilustrativa: cancaonova.com

A Igreja, em sua trajetória histórica, buscou trazer aos seus filhos um tempo em que pudessem fazer a preparação para as grandes festas, como Natal e Páscoa. Com base na tradição bíblica e cristã, esse tempo possui um conteúdo catequético muito rico, que nos ajuda a fazer um exame de vida, fortalecendo os fundamentos da nossa fé. Não são apenas práticas penitenciais, mas de escuta de Deus, oração e caridade. Para que você possa viver bem essa preparação, vou lhes expor o seguinte:

1. ORAÇÃO: é um diálogo com Deus que precisa ser praticado diariamente, seja sozinho ou em grupo. A oração, para ser eficaz, precisa da nossa parte: humildade e abertura de coração. Seja verdadeiro com Ele, ponha seu coração naquilo que reza.

2. JEJUM: tem um significado muito profundo: não é ficar sem comer uma refeição ou outro alimento. O jejum consiste no desejo do coração de se unir a Deus. O deixar de comer é consequência deste desejo, privar o corpo de alimento para que a alma alcance a união com Deus. Jesus disse na tentação no deserto, “não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”. É preciso alimentar-se da Palavra de Deus, que é vida.