VOCAÇÃO

Diácono Sidney: “Diante deste Amor constrangedor eu quis dar minha vida pra Deus"

Nossa série “Novos Padres para a Igreja” apresenta, hoje, a história vocacional do diácono Sidney: um testemunho de amor que o fez decidir pelo sacerdócio

Diácono Sidney, o irmão e a mãe na Missa de Ordenação Diaconal – Santuário do Pai das Misericórdias. Fotos: cancaonova.com

A trajetória vocacional segue com suas particularidades e belezas. E, dessa vez, passa pela via do encanto. Conversando com o diácono Sidney, é impossível não se admirar pela forma intensa como fala de sua experiência com o Amor de Deus, grande marca de seu chamado vocacional.
De uma família do interior do Ceará, marcada pela forte presença na vida paroquial, Sidney nos conta que seus pais lhe transmitiram este amor por Jesus, que era vivido não só nas atividades da igreja, mas também na própria casa, onde rezavam juntos. Aos seis anos, ele perdeu o pai, mas justamente essa experiência de Deus sustentou ele e a sua família. E nos contou: “íamos à missa quase todos os dias; e me chamava a atenção o jeito com que o Bispo olhava para a Eucaristia, era de um jeito diferente, era o olhar de alguém que se encontrou com uma pessoa, um olhar apaixonado. E eu cresci falando para a minha mãe que, um dia, eu queria olhar para Jesus do jeito que o Bispo olhava”.

E este encontro com o testemunho de amor manifestado pelo Bispo despertou no coração do pequeno Sidney um encanto pela vida sacerdotal. E repetia sempre seu desejo de ser padre. “Aquele olhar contemplativo fazia meu coração de criança queimar e, quando eu chegava em casa, eu queria fazer a mesma coisa. Então, eu pegava biscoito e tentava olhar do mesmo jeito, e todo piedoso celebrava várias missas em casa, na janela do quarto da minha mãe, que era meu altar”.

Esse desejo se manteve, mas, na adolescência, ao se apaixonar, percebeu em si uma identificação com o seu pai, ao ponto de querer viver tão bem a vida matrimonial como ele vivia. Sidney nos contou que ouvia várias histórias de como o seu pai tinha sido um bom marido e exercido com sabedoria e amor a paternidade. E decidiu que queria ser igual e educar filhos para o Céu. Assim também descobriu a sua vocação missionária e entrou para a Comunidade Canção Nova. Mas, no período de formação inicial, se viu diante de uma oração de oferta que o fez questionar se, de fato, tinha deixado todos os seus planos e aderido aos de Deus. E, ao buscar ajuda com o formador (naquele tempo era o padre Aloísio), foi motivado a continuar rezando esta oração de oferta porque Deus ouvia a sinceridade do coração.

“Aquele olhar contemplativo fazia meu coração de criança queimar e, quando eu chegava em casa, eu queria fazer a mesma coisa. E eu cresci falando para a minha mãe que, um dia, eu queria olhar para Jesus do jeito que o Bispo olhava”.

Neste tempo marcado também pelo silêncio da casa de Maria (discipulado da Canção Nova), esse questionamento foi ganhando espaço. E, ao ler o documento que fala sobre a vida matrimonial dentro do carisma, Sidney conta que não se viu ali. “E contei esta experiência para o meu formador, e ele disse que aquela oração de desconstrução estava sendo realizada. E pediu para que eu retomasse à leitura da história de vida, que escrevi no ano anterior, e procurar ali sinais da vontade de Deus”. Sidney afirmou que foi tudo natural, pautado por um amor que o deixava livre para escolher, mas que o movia a dar este passo. Ele nos contou: “diante deste amor constrangedor, eu quis dar minha vida para Deus. Livremente, me decidi por isto”.