As marcas de um profeta do Altíssimo
Todo profeta do Altíssimo precisa possuir virtudes e características. É claro que a graça vem de Deus, mas é necessária, da parte do homem, uma disposição interior para viver essas virtudes. O profeta do Altíssimo Daniel carregava em si essas marcas.
A primeira virtude: um coração reto
Que missão árdua: viver no meio de reis e impérios e, ainda assim, não se deixar corromper pelo poder! Aqui, vemos sua primeira grande virtude: um homem com o coração cheio de retidão, uma vida alinhada com aquilo que é justo diante de Deus. Era um homem puro, não contaminado.
Vida interior: a intimidade de Daniel com Deus
Outra virtude explícita era sua intimidade com Deus. Três vezes ao dia, ele se colocava de joelhos, orava e dava graças na presença do seu Deus, como já costumava fazer (Dn 6,10). Daniel era um homem de vida com Deus — aquilo que hoje chamamos de vida interior. E é próprio do profeta possuir essa vida.
A Palavra diz:
“Então, o mesmo Daniel se destacou entre os ministros e sátrapas, porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava em estabelecê-lo sobre todo o reino.” (Dn 6,3)
O diferencial: um espírito excelente e o Espírito Santo
Outra característica forte: ele era um homem cheio do Espírito Santo. Havia nele um espírito excelente, extraordinário. Daniel também possuía muita sensibilidade espiritual. Interpretava sonhos com clareza, discernia além do natural, era guiado por Deus. Era um homem corajoso.
Sua fé era mais forte do que o decreto do rei, mais firme do que a ameaça que recebia. Muitas vezes, a nossa fé será provada. Engana-se quem pensa que é na acomodação que exercemos nossa fé em Cristo. Foi na cova dos leões que a fé de Daniel foi provada.
Onde estão os “Daniéis” de hoje?
Depois de tudo isso, fica uma pergunta que não pode ser ignorada: onde estão os homens e mulheres como Daniel nos dias de hoje? Homens que não vendem profecias, que não negociam sua fé, que não se dobram diante dos decretos deste mundo.
A Babilônia continua, os sistemas continuam, a pressão continua. Mas Deus ainda procura corações semelhantes ao do profeta Daniel: um verdadeiro profeta do Altíssimo.




