Ter um coração grato ao Pai, sempre e em tudo

Neste domingo, 09 de outubro, o Padre Marcio Prado celebrou a Santa Missa do Jubileu dos Idosos, às 7h, no Santuário do Pai das Misericórdias.

Se converter para o Deus vivo

A primeira leitura (cf. 2Rs 5,14-17) falava de Naamã, o sírio. Se banhou sete vezes no rio Jorão e foi curado. Ele foi curado e quis agradecer a Eliseu pelo feito. A gratidão que brotou do coração de Naamã não vou mais oferecer sacrifícios a ídolos, mas somente ao Senhor. Isto é o mais importante: a cura que Naamã recebeu fez com que houvesse essa conversão, essa mudança de vida. Ele deixava agora os ídolos para ficar apenas com o senhor. O propósito da cura de Deus, o propósito das graças de Deus é a conversão. Deus nos quer dar vida e vida em abundância. Quer dar a vida eterna. Naamã mudou, se converteu.

Diante das graças que nós recebemos no Santuário do Pai das Misericórdias e em outras igrejas, tenhamos presente na mente e no coração: conversão, vida nova, mudança. É isso que o Senhor deseja de nós. E, nessa mudança, a gratidão a Deus. Eu posso não ter muitas coisas mas se eu tenho o Senhor, isso basta. Ele está presente sacramentalmente e deseja a nossa mudança de vida.

Sabendo-se amado, perseverar

Na segunda leitura (cf. 2Tm 2,8-13), Paulo nos deixa o seu testemunho: eu sofro toda e qualquer tribulação, por causa dos eleitos de Deus, para a salvação dos meus irmãos. Suportou as dores porque teve um encontro pessoal com Jesus. De perseguidor passou a perseguido. Porque ele suportava tudo? Porque foi profundamente amado pelo Senhor. Porque tinha um coração grato ao Senhor.

Por que você continua seguindo o Senhor? Por causa desse amor que conquistou você um dia, você preservara, continua, não desista porque você foi alcançado pela misericórdia de Deus: Ele te amou. Por isso, tenhamos também um coração grato a Ele. Ele nos conquistou, Ele nos amou e, mesmo que venham as dificuldades, eu vou ‘dar a volta’. Nenhuma barreira pode me impedir de ter um encontro com Deus e continuar o caminho até chegar ao Céu. A nossa meta é o Céu!

Vitrais no Santuário do Pai das Misericíordias

Vitrais no Santuário do Pai das Misericórdias, simbolizando a ascese espiritual

Seja grato e alegre! Não murmure!

Também, encontramos no Evangelho alguém que foi grato a Deus. Jesus subia para Jerusalém para entregar a vida, para nos amar escandalosamente na Cruz. Jesus encontrou os leprosos e disse-lhes: ‘Se apresentem aos sacerdotes’. Eles escutaram a Palavra e se colocaram a caminho e, no caminho foram curados. Um voltou para agradecer.

Meus irmãos, todos nós estamos nesse caminho. Se coloque a caminho, se coloque nesse caminho. Foi isso que o filho pródigo fez. É um caminho de ascendência, de Céu. Estamos caminhando para o Céu com o coração grato a Deus por tudo aquilo que Ele já fez: o dom da vida, o ar que respiramos, o alimento que temos… até mesmo a doença: obrigado, Senhor! Quando temos um coração grato, o caminho fica mais fácil, mais agradável. Se alegre, não murmure!

Irmãos, nesse caminho, e. como aqueles dez leprosos que no caminho foram curados, nós estamos nesse caminho. Rumo ao Céu! Caminho para fazer a vontade de Deus.

Acesse a liturgia do dia.

Pe Marcio José do Prado (VICE REITOR)

Padre Marcio Prado
vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!