Hoje é o dia de voltar para o Senhor | Santa Missa de Quarta-feira de Cinzas

Santa Missa de Quarta-feira de Cinzas

Jl 2,12-18; Sl 50(51); 2Cor 5,20-6,2; Mt 6,1-6.16-18

Oração do dia
Dia de jejum, através da penitência ser fortalecido no combate contra o espírito do mal.

Quaresma

Com a Quarta-feira de Cinzas, damos início ao tempo da Quaresma, tempo de conversão e de intimidade com Deus através dos exercícios quaresmais: esmola, oração e jejum.
Quaresma, que lembra quarenta dias de dilúvio (Gn 7,17), os quarenta anos do povo no deserto (Nm 14,33), quarenta dias em que Jesus foi para o deserto e foi tentado pelo demônio e o venceu através da Palavra (Mt 4,1-11).
Serão dias de retiro, um grande retiro espiritual. A liturgia desta Quarta-feira de Cinzas dá as indicações de como o cristão católico deve viver este tempo.

Quarta-feira de Cinzas
Padre Marcio Prado. Foto: Gustavo Borges/cancaonova.com

Na primeira leitura, o profeta Joel convocava os israelitas a voltarem para o Senhor “de todo o coração”. De que forma? Com jejuns, lágrimas, gemidos, deveriam “rasgar o coração” e não as vestes.
O profeta ainda dizia como o Senhor iria se apresentar diante de tal comportamento: benignidade, compaixão, paciência, cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo.
E qual é o papel dos sacerdotes, dos ministros do Senhor? Que estes digam “Perdoa, Senhor, a teu povo”.
O salmo cantava a misericórdia do Senhor devido ao pecado cometido.

Quando voltar?

Na segunda leitura, Paulo se identifica como embaixador de Cristo e em nome de Cristo exortou e suplicou “deixai-vos reconciliar com Deus” orientou ainda a não receber em vão a graça de Deus porque “Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação”.

Ao voltar como proceder?

No Evangelho de Mateus, o episódio que segue é o sermão da montanha. Naquele dia, o Senhor ensinou como deveria ser o proceder dos discípulos e de todo o povo na prática da justiça. Jesus resgatava práticas comuns da esmola, oração e jejum. Essas práticas deveriam ser discretas, apenas o Pai precisaria saber e não as pessoas.
Voltar para o Senhor, neste tempo da Quaresma a Igreja mais uma vez convida a todos os cristãos e não cristãos à conversão. Quem já faz parte, quem já caminha com o Senhor é chamado à conversão a rever seu batismo, a identificar como tem dado testemunho de Cristo, a verificar como está seu proceder em relação à esmola, a oração e o jejum.
Tempo de conversão para os que não caminham, os que não são cristãos. Só em Jesus há salvação, portanto os não-cristãos são chamados à conversão, a fazer uma experiência com Jesus Cristo. São chamados a conhecer o Senhor, caminhar com ele, ouvir Seus ensinamentos, deixar que Ele cure os males do corpo e da alma, caminhar com Ele e assumir que Ele os ama, e aderir através do batismo à Jesus único Salvador.

Quando voltar?

São Paulo, apóstolo do Senhor, dizia em sua carta aos coríntios, que ele era embaixador de Cristo. Quem é o embaixador? Aqueles que “faz as vezes”, que é representante do titular. Paulo é embaixador de Cristo e sua ordem é: “deixai-vos reconciliar com Deus”, voltar ao amor de Deus; mas quando voltar? “Agora!”, hoje, não deixar para outro dia, talvez não haja outro dia. O dia favorável é o de hoje, hoje é o dia da salvação. Como Jesus disse na Cruz ao bom ladrão: “hoje mesmo estarás comigo no paraíso”.
Se Deus me chama a voltar, se Ele me indica que devo voltar hoje, amanhã e depois, como proceder até que Ele venha? Jesus indicou que o caminho é o da prática da justiça sem querer aparecer, com discrição, o importante não é fazer para aparecer o importante é viver. Viver a esmola/caridade, viver a oração ser sincero com Deus e viver o jejum desprezar as satisfações terrenas.

:: Precisamos voltar para o Senhor
:: Qual o sentido da Quarta-feira de Cinzas?
:: Como viver o tempo da Quaresma?
:: Saiba quais são os tipos de jejum

Enfim, voltar para o Senhor, voltar hoje e proceder na prática da verdadeira justiça. Receber as cinzas nos lembra que não somos nada, cinzas ou pó nos lembra que nosso corpo um dia acabará. Nos lembra que a morte é certa, por isso é importante cuidar de buscar as coisas do Alto. Tudo vai passar, só Deus permanece.

“Lembra-te que só tens uma alma, que morrerás uma só vez… E darás de mão a muita coisa” (Santa Tereza de Jesus)
“Ao entardecer desta vida examinar-te-ão no amor” (S.João da Cruz)

Vivamos o Amor, reproduzamos o Amor!

Pe-Marcio-José-do-Prado-VICE-REITOR
Padre Marcio Prado