O verdadeiro Jejum: penitência unida a obra de misericórdia

Nesta sexta-feira, 03 de março de 2017, o Padre Clóvis celebrou a Santa Missa, às 7h, no Santuário do Pai das Misericórdias.

O Sacerdote exortou sobre o verdadeiro sentido do jejum: “Este tempo litúrgico que iniciamos na quarta-feira de cinzas é tomado por algumas penitências quaresmais e dentre elas existe uma que é muito apreciada: o jejum. Justamente a respeito do jejum que a Igreja quer nos ensinar o seu verdadeiro sentido e significado. A Palavra de Deus hoje nos fala qual é o jejum agradável a Deus. Na primeira leitura, o profeta Isaías grita a vontade de Deus a respeito do adequado jejum, que é quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper com todo e qualquer tipo de sujeição. Repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos, quando encontrares um nu, cobre-o e não despreze a sua carne. O jejum que agrada a Deus é o bem que fazemos para o outro, tendo em vista tornar melhor a vida do meu irmão e reduzir o seu sofrimento, ou seja, devemos unir a penitência e abstinência de comida à uma prática misericordiosa.

O Evangelho é de São Mateus: “Naquele tempo, os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: ‘Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?’ Disse-lhes Jesus: ‘Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão’ (Mt 9,14-15)”.

Assista a homilia na íntegra:

Confira a liturgia do dia.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!

Deixe seu comentários

Comentário