Caminho de santidade: instrução ou imposição?

Nesta quinta-feira, 02 de março de 2017, o Padre Fabrício Andrade celebrou a Santa Missa, às 7h, no Santuário do Pai das Misericórdias.

O Sacerdote alertou que Deus instrui o seu povo e deixa-os livre para responder se aceitam ou não as orientações que Ele oferece: “Na caminhada espiritual que iniciamos ontem, nós seremos o tempo todo instruídos pelo Senhor. A liturgia vai nos propor, apresentar caminhos e nos dirigir, porém a obediência e as escolhas a estas instruções é de responsabilidade de cada um de nós.
A primeira leitura de hoje mostra Deus ‘usando’ de Moisés para dar instrução ao povo que entraria na terra nova, mas esta terra estava carregada de realidade não tão boas, isto é, nesta terra tinham as realidades de bênçãos e maldição, por isso, Moisés precisava orientar o povo. A instrução de Moisés não eram impostas, pois o povo tinha liberdade de obedecer ou não. Deus estava mostrando os caminhos para o povo e respeitando a liberdade deles, porquanto, mesmo respeitando a liberdade, Deus não deixou de instruir o povo por meio de Moisés. Quem ama deixa livre, mas não deixa livre da instrução, porque a verdadeira maturidade não consiste em não deixar de instruir e sim na perseverança da instrução. Os grandes desvios não acontecem do lado de fora e, sim, à partir do coração que silencia a voz de Deus em sua vida e não obedece.
No Evangelho também Jesus faz uma proposição para aqueles que querem segui-lo. Jesus aponta degraus que precisamos passar para sermos fiéis à Ele: renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz a cada dia e por fim o  seguimento radical do Reino.”

O Evangelho é de São Mateus: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia’. Depois Jesus disse a todos: ‘Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?’ (Lc 9,22-25)”.

Assista a homilia na íntegra:

Confira a liturgia do dia.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!