Jubileu dos Idosos celebrado, hoje, no Santuário

Idosos: “Não se envergonhem das rugas…”

Neste domingo, 9 de outubro, se celebrou o Jubileu dos Idosos no Santuário do Pai das Misericórdias.

O presidente da Eucaristia – Padre Marcio Prado – ressaltou a gratidão expressa em toda a liturgia deste dia: “A liturgia deste domingo quer nos provocar à gratidão, desde já agradecer aos nossos idosos. Pelas pessoas que viveram antes de nós, que nos precederam para que nós chegamos hoje aqui. A gratidão a Deus.”

A nossa meta é o Céu

“Queridos idosos, que já passaram por muitas provações e dificuldades na vida: por que você continua seguindo o Senhor? Por causa desse amor que conquistou você um dia, você preservara, continua, não desista porque você foi alcançado pela misericórdia de Deus: Ele te amou. Por isso, tenhamos também um coração grato a Ele. Ele nos conquistou, Ele nos amou e, mesmo que venham as dificuldades, eu vou ‘dar a volta’. Nenhuma barreira pode me impedir de ter um encontro com Deus e continuar o caminho até chegar ao Céu. A nossa meta é o Céu! (…)

Monsenhor Jonas Abib na celebração das suas bodas de ouro sacerdotais; dezembro de 2014 (Foto: cancaonova.com)

Queridos idosos, mais experientes, jovens à mais tempo. Gratidão a vocês, caros irmãos, vocês são importantes! O Papa Francisco tem dito isso, tem pedido isso… Nessa cultura do descartável, por  vezes, os idosos têm sido descartáveis. Vocês não são descartáveis, vocês são preciosos. Vocês são a riqueza para a nossa Igreja. A maioria das nossas Igrejas e, aqui, no Santuário, as pessoas que nos ajudam são idosos. São precisos… Não só o trabalho mas a oração: estão sustentando a Igreja através da oração. Continuem a fazer isso. Tudo pode ser mudado pela força da oração. A oração é preciosa. Continuem a rezar! O Papa Francisco nos diz que é uma vocação. Que maravilha! São um exemplo para nós, mais jovens, de compromisso.”

O Padre Marcio Prado falou dos testemunhos de fidelidade que chegam até ele em relação ao matrimônio,  ao sacerdócio, etc… Colocou como exemplo o Monsenhor Jonas Abib: 51 anos de ministério sacerdotal.

Não se envergonhar das rugas

“Não tenham vergonha das rugas, não tenham vergonha da lentidão… Não tenham vergonha das rugas, das suas histórias. Continue a buscar a conversão. Obrigado, idosos, vocês têm um papel importantíssimo para nós, Igreja e na sociedade. Vocês são exemplo de compromisso, de fidelidade, de oração. Continuem a rezar por nós, a ser um espelho para nós. Que Nosso Senhor fortifique a vossa fé nessa caminhada.”

O sacerdote convidou a rezar pelos idosos presentes na assembleia e, após a Santa Missa, realizou um momento com a bênção especialmente aos idosos dedicada e a aspersão da água benta.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!