DIA DE FINADOS

Santuário promove live sobre como viver o luto à luz de fé

Perder um ente querido talvez seja uma das experiências mais difíceis de enfrentar na vida. Mesmo quem tem fé e acredita na ressurreição, pode viver momentos de grande angústia e vazio interior. Nos sacramentos e na Eucaristia o fiel encontra forças e consolo para retomar a vida e a esperança. A fé em Cristo consiste no grande auxílio e refúgio para o enlutado.

É com o propósito de refletir sobre a perda e o sentido da vida e da morte que o Santuário do Pai das Misericórdias promove, no Dia de Finados, às 20h, a live: “Como viver o luto à luz da fé?”, com a participação do missionário da Canção Nova, Rodrigo Luiz, e o sacerdote da Diocese de São Miguel Paulista, SP, Pe. Lício Vale.

Formado em Filosofia e Teologia, especialista em luto e suicídio, Pe. Licio e Rodrigo Luiz, jornalista e apresentador do CN Notícias – Edição Manhã, vão trazer a reflexão de que a morte faz parte da nossa peregrinação terrena e do caminho para se chegar até o céu. Juntos, eles estão lançando o livro:  Superando a dor da perda de quem você ama”, pela Editora Canção Nova.

Rodrigo Luiz afirma que o objetivo da live é falar sobre este momento árduo de superação da perda de quem a gente ama, tudo isso visto à luz da fé. Relata ainda que Padre Lício, por ser um especialista no assunto, vai contribuir muito com o conhecimento que adquiriu ao longo dos anos. ”Ele já vivenciou esta experiência difícil, de perder alguém muito importante que amava, o pai dele, de uma forma difícil”, diz.

Rodrigo relata que é sempre um desafio lidar com a morte, mas enquanto cristãos somos chamados a ter esperança e acreditar na ressureição. ”A palavra de Deus fala que se Cristo não tivesse ressuscitado, seria vã a nossa fé, pois nós, cristãos, somos pessoas de fé, e é nessa fé, nessa esperança que encontramos a força pra vencer o luto”, afirma.

Rodrigo diz que, em seu livro, aborda pensamentos de Santo Agostinho, de que todos nós devemos estar preparados para a morte, viver esta passagem. ”Nós estamos vivendo um ano dedicado a São José, o patrono da boa morte. Diz a tradição que São José já estava velhinho, em seu leito de morte e, então se aproximam Jesus e Nossa Senhora e nesse momento ele sente paz e faz aí a passagem serena para a eternidade, porque Jesus estava ao lado dele. Então, no momento da morte, a gente deve clamar a presença de Jesus e Nossa Senhora”, diz.

Quando o Santo Padre, o Papa Francisco, fala com os fiéis sobre a esperança cristã, ele afirma que são “felizes os mortos que morrem no Senhor”. Francisco sempre relaciona a esperança cristã com a realidade da morte. “Mas, quando chega a morte de alguém que nos é querido, ou a nossa própria morte, nos encontramos despreparados”, disse o Papa em uma de suas catequeses, em 2017. “Jesus morreu na cruz por nós e abriu o caminho para sermos, por Ele, ressuscitados. Aqueles que acreditam em Cristo também acreditam e esperam a vida eterna. Portanto, regozijar-se pelos entes queridos partirem para o Reino do Pai Celestial é uma confirmação da fé e esperança prometida por Jesus”, afirma Francisco.

Fernando Inácio

Assessoria de Comunicação
Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário