3º DIA DA NOVENA

Pentecostes, dom e amor do Pai

3º Dia da Novena
Pentecostes, dom e amor do Pai.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

(Relembrar os propósitos da novena.)

“Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. Vou voltar para meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra Deus e contra ti; já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’. Então, ele partiu e voltou para seu pai” (Lc 15,17-20a)

Reflexão

O filho mais novo saiu de casa, gastou tudo o que tinha, passou necessidade e, finalmente, resolveu voltar à casa do pai. É sempre bom refletir sobre a vida. Usar a razão, o bom senso. O filho pode até ter voltado por causa da fome, mas ainda bem que refletiu, fez os cálculos, não foi orgulhoso e resolveu voltar. Que, neste dia, nós também possamos rezar, refletir. Façamos as contas e voltemos para o Pai.

Oração

Pai das Misericórdias, nessa nossa caminhada, marcada por passos firmes e acertados, mas também por passos errantes e distantes de Vós, queremos, neste dia, reconhecer nossa fraqueza humana tendenciosa ao mal. Muitas vezes, partimos para uma vida longe do Vosso coração, na esperança de realização e com desejo de acertar. Porém, a vida nos ensinou que, fora de Vossa presença, o que nos é oferecido, na verdade, são males bem disfarçados. A princípio, são bons, mas, com o tempo, nossa consciência, a lembrança do Vosso amor faz-nos refletir: “esse caminho não convém a um filho que tem Deus como Pai”. Queremos, Pai, pedir que nos desperte a consciência para que reconheçamos sempre que somos filhos e, por isso, precisamos voltar a Vós. Amém.

(Oração final)
Oração ao Pai das Misericórdias

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouça a súplica confiante que Lhe apresentamos neste momento: (fazer o pedido).
Acolha este povo que vem, cheio de fé e esperança, ao Seu Santuário. Console os aflitos, socorra os necessitados, enxugue as lágrimas aqui derramadas. Ampare os fracos e receba em Seus braços paternos este filho pródigo que volta para o Senhor.
Dê-nos a graça de sermos instrumentos da Sua misericórdia na vida dos nossos irmãos, para que assim o Seu nome seja amado em nossa família e em nossa nação. Tudo isso Lhe pedimos por Seu Filho Jesus Cristo, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.

.: Veja mais
Festa do Pai das Misericórdias