Oito diáconos foram ordenados neste domingo

Oito jovens foram ordenados diáconos na diocese de Lorena neste domingo

Rogéria Nair
Da redação

Neste domingo, 20, durante celebração no Santuário do Pai das Misericórdias em que foi aberta a Porta Santa, oito membros da Canção Nova foram ordenados diáconos para a Igreja.

A Solene Celebração Eucarística, na qual estiveram presentes o fundador da comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, e diversos outros sacerdotes e diáconos, foi presidida pelo bispo da diocese de Lorena, Dom João Inácio.

Os jovens foram ordenados diáconos temporários, pois, em breve, serão ordenados sacerdotes para a Igreja.

Quando são ordenados diáconos, os clérigos escolhem um lema que os norteará em seu ministério. Nas fotos abaixo, estão representados os diáconos com seus familiares e o lema de cada um.

Ademir Costa da Silva
Lema diaconal: “Que Ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30).

7(daniel)

Alexsandro de Lima Freitas

Lema diaconal: “Se alguém vem a mim, mas não me prefere a seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs, e até sua própria vida, não pode ser meu discípulo” (Lc 14,26)

5(daniel)

Edilberto Batista de Carvalho

Lema diaconal: “Não tenhas medo! De agora em diante, serás pescador de homens” (Lc 5,10).

4(daniel)

Edison de Oliveira

Lema diaconal: “Ele nos amou primeiro” (1 Jo 4,19)

6(daniel)
Gilberto do Carmo Duarte

Lema diaconal: “Eu, o Senhor, te chamei realmente, eu te segurei pela mão, eu te formei e designei para ser aliança com os povos, luz das nações” (Is 42,6).

2

Givanildo Xavier dos Santos
Lema diaconal: “Não temas, porque eu te resgatei, chamei-te pelo teu nome: tu és meu!” (Is 43,1)

3

Halan Gustavo de Melo
Lema diaconal: “Eis que estou no meio de vós como aquele que serve”. (Lc 22,27)

8

Leandro Paulo do Couto

Lema diaconal: “Deus nos colocou no mundo para os outros”. (Dom Bosco)

1

Durante a homilia deste quarto domingo do Advento, em que se fala do Messias prometido e que está às portas, o bispo afirmou que o Messias é um rei manso e humilde de coração, voltado ao pobre e ferido. Enfatizou ainda que Deus prefere a obediência ao sacrifício. Convidou aos presentes para serem misericórdia e estender a paz e o perdão a todos. Sobre o diaconato, salientou que é uma vocação de serviço, como a do Cristo que serviu em especial os últimos e rejeitados.

Para monsenhor Jonas Abib, a ordenação destes oito diáconos sedentos em ir pelo mundo e evangelizar é um presente para toda a Igreja neste ano santo.