Jesus deixa claro que a vida dos apóstolos não será fácil. Seguir Jesus, neste mundo, é exigente. O Cristianismo, nos tempos atuais, vem sendo interpretado de forma errada; é como se, por seguirmos Jesus e O amarmos, nada de mal vai nos acontecer. Quando, no entanto, a pessoa passa pelos sofrimentos, começa a blasfemar e murmurar contra Deus, e não se sente mais amado por Ele. As pessoas acham que o amor d’Ele é mostrado por nós quando Ele nos dá tudo aquilo que queremos; então, nós O colocamos a nosso serviço.
Jesus deixa claro para os apóstolos que eles iriam passar pelas tribulações, e que passariam até pela morte, e quem os perseguisse pensaria que estavam fazendo isso para o agrado de Deus.
“No mundo, tereis tribulações, mas tende coragem, eu venci o mundo!”
Jesus não diz que vamos ficar livre das tribulações, mas que devemos olhar para Ele e ver que venceu. Como foi que Jesus venceu? É só pegarmos a Via-sacra e veremos, da primeira estação à última, como foi essa vitória. Agora, quando somos nós que passamos pela Via-sacra, aí batemos o pé e até abandonamos a Igreja.
Nós, muitas vezes, esquecemo-nos de que as tribulações pelas quais passamos, em nossa vida, são para a nossa purificação e também para a purificação de nossa alma. Isso é para que percebamos que dependemos de Deus e não de nós mesmos. A nossa vida está nas mãos de Deus, e é Ele quem nos conduzirá. Da nossa parte, só cabe dizer: “Eis-me aqui, Senhor”.
Ouça esta homilia: